Significações produzidas por professoras do Atendimento Educacional Especializado em um percurso de formação continuada: o trabalho e as estratégias docentes
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X86940Parole chiave:
Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Formação continuada de professores.Abstract
Este trabalho compõe uma pesquisa de mestrado acerca das significações de professoras sobre seu fazer docente na Educação Especial. Tais significações foram analisadas em um percurso de formação pautado na dialogicidade e na valorização dos saberes docentes. Em um recorte para essa abordagem, trazemos a análise do trabalho no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e delineamos o problema: quais são as significações das docentes sobre seu trabalho e sobre as estratégias no AEE mediadas em um percurso de formação continuada? O objetivo consistiu em apreender as significações de um grupo de professoras do AEE em um percurso de formação sobre o trabalho e as estratégias pedagógicas. Os pressupostos da Psicologia Sócio-Histórica e a metodologia dos Núcleos de Significação fundamentaram a apreensão das significações produzidas pelas professoras. A análise das significações produzidas pelas docentes evidencia seu entendimento acerca da funcionalidade do AEE, a relação entre suas práticas pedagógicas e a teoria, suas concepções de docência entrelaçadas a aspectos da defectologia vigotskiana e as condições para a efetivação desse trabalho. A investigação apontou as seguintes situações: contradição na valorização entre teoria e prática, presença de princípios da Teoria Histórico-Cultural, de Vigotski (2021), nas estratégias pedagógicas, ainda que de forma não estruturada, e dificuldades do trabalho que fazem as professoras oscilarem entre o trabalho restrito à sala do AEE e a realização de estratégias pedagógicas que criam efetivas condições para a inclusão dos estudantes com deficiência, as quais de fato alcançam tal objetivo.
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