O Trabalho Pedagógico do Segundo Professor de Turma da Educação Especial: um estudo das influências no seu decurso profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X66514

Palavras-chave:

Educação Especial, Trabalho Docente, Psicologia Educacional, Psicologia Escolar, Teoria Histórico Cultural

Resumo

A área da educação especial é marcada por constantes lutas por direitos à educação, acessibilidade, e conquistas de qualidade de vida para o público-alvo da educação especial. Portanto, sendo o espaço escolar um dos privilegiados para a inclusão educacional desses sujeitos. Dessa forma, esta pesquisa objetiva identificar aspectos que influenciam a escolha de ações e metodologias educativas pelo segundo professor de turma. Para a construção dos dados  se utilizou a entrevista reflexiva de Szymanki (2011), arcabouço necessário para articular os aspectos metodológicos, levando em consideração seu caráter de construção em conjunto. Para tanto, houve três encontros com as docentes, sendo a partir deles, que foi possível a construção do processo de análise de dados. O tratamento dos dados ancorou-se na análise de conteúdo de Franco (2009), desta forma realizou-se uma separação em categorias, que visam a  discussão das marcas ao decurso profissional e a sua influência no trabalho pedagógico das docentes, a articulação teórica encontrou na Teoria Histórico-cultural o alicerce necessário para  uma análise crítica do que se propõe. Os resultados obtidos apontam para um trabalho  pedagógico carregado de marcas de um decurso histórico caracterizado por perspectivas biologicistas e organicistas, que influenciam o pensar, o estruturar e o manejar as atividades. Esta perspectiva vai ao encontro com um ambiente escolar solitário, um trabalho pedagógico feito muitas vezes de forma desacompanhada e isolada, acarretando consequências ao segundo professor de turma e ao aluno público-alvo da educação especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeferson Andrade, Universidade da Região de Joinville, Joinville, SC

Mestrando da Universidade da Região de Joinville, Joinville, SC, Brasil.

Aliciene Fusca Machado Cordeiro, Universidade da Região de Joinville, Joinville, SC

Professora doutora da Universidade da Região de Joinville, Joinville, SC, Brasil.

Referências

ANGELUCCI, C. B. . Medicalização das diferenças funcionais: continuísmos nas justificativas de uma Educação Especial subordinada aos diagnósticos. Nuances: estudos sobre Educação, 25(1),p. 116-134. 2014

BRASIL. Presidência da República. 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146. html. Acesso em: 2020

DEUD, Priscila Murtinho. A concepção das professoras de sala comum sobre o trabalho do segundo professor: o que fazes? como trabalhas?. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade da Região de Joinville. Joinville, 2018.

FRANCO, Maria Laura Publisi Barbosa. Análise de conteúdo. 3. ed. Brasília: Líber Livro Editora, 2009

FRANCO, Maria Amélia do R. S. Pedagogia e Prática Docente. 1.ed. São Paulo: Cortex, 2012.

FURLAN, Fabiano. Ensinar Arte, Aprender E Se Desenvolver: Sentidos E Significados Atribuídos Por Professores Da Educação Não Formal Ao Trabalho Docente Realizado Junto A Pessoas Com Deficiência Intelectual. 2020. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade da Região de Joinville. Joinville, 2020.

GASPARIM, João Luiz. Um didática histórico-critica – 5. Ed. Campinas/SP: Autores Associados, 2015.

JANUZZI, Gilberta. A educação dos deficientes no brasil: dos primórdios ao início do século XXI. 3ED. Campinas: Autores Associados, 2004

MENDES, Eniceia G., ALMEIDA, Maria A., TOYODA, Cristina Y. Inclusão escolar pela via da colaboração entre a educação especial e a educação regular. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 41, p. 81-93, jul./set. 2011.

MICHELUZZI, Sandra. Concepções Do Segundo Professor De Turma Sobre O Trabalho Docente. Dissertação (Dissertação em Educação) – UNIVILLE, Santa Catarina, 2019.

MORAES, S.P.G de. Avaliação do processo e ensino e aprendizagem em matemática: contribuições da teoria histórico-cultural. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

MORETTI, Vanessa Dias. Professores de Matemática em atividade de ensino: Umas perspectiva histórico-cultural para a formação docente. 2007. Tese (Doutorado em Educação: Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

RENGEL, Juliana Testoni dos Santos e CORDEIRO, Aliciene F. Machado. “DE REPENTE, NÃO MAIS QUE DE REPENTE”: O PROCESSO DE INSERÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Atos Pesquisa em Educação. Blumenau, v. 12, n.3, p.661-676, set./dez. 2017

RIGON, Algacir José; ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira; MORETTI, Vanessa Dias. Sobre o processo de humanização. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo de (org.). A Atividade Pedagógica na teoria histórico-cultural. 2. ed. São Paulo: Autores Associados, 2016. p. 15-50

SANTA CATARINA, Governo do Estado. Política de educação especial/Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Educação, Florianópolis: Secretaria de estado da Educação, 2018

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-critica: primeiras aproximações.11.ed. Campinas- SP: Autores Associados, 2011.

SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Edição Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2018.

SFORNI, M. S. F. Aprendizagem e Desenvolvimento: o papel da mediação. In: Vera Lúcia Fialho Capellini; Rosa Maria Manzoni. (Org.). Políticas públicas, práticas pedagógicas e ensino aprendizagem: diferentes olhares sobre o processo educacional. Bauru UNESP/FC/SP: Cultura Acadêmica, 2008

SCHULZE, Mariana Datria. “Todo O Apoio Que O Professor Recebe De Fora É Bem Vindo”: Salas De Apoio Pedagógico E Suas Implicações No Trabalho Docente”. Dissertação (Dissertação em Educação) – UNIVILLE, Santa Catarina, 2012.

SZYMANSKI, Heloisa (org.). A entrevista na educação: uma prática reflexiva. Brasília Liber Livro Editora, 2004. 4ªed. (2011).

VYGOTSKI, Lev Semenovich. Obras Escogidas – Tomo V: Fundamentos de defectología. Madrid: Visor, 1997

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Formação social da mente. Tradução Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Psicologia pedagógica. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes. 2010

Downloads

Publicado

2022-07-25

Como Citar

Andrade, J., & Cordeiro, A. F. M. (2022). O Trabalho Pedagógico do Segundo Professor de Turma da Educação Especial: um estudo das influências no seu decurso profissional. Revista Educação Especial, 35, e24/1–21. https://doi.org/10.5902/1984686X66514