As atribuições do “Docente de apoio à integração” para a inclusão do estudante com deficiência na educação básica na província de Córdoba, Argentina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X41420

Palavras-chave:

Educação Especial, trabalho docente, Argentina.

Resumo

Este artigo refere-se a um estudo desenvolvido no Programa de Mestrado em Educação, da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, com o objetivo de analisar como ocorre o trabalho docente na educação básica, considerando a educação especial, na província de Córdoba, Argentina. Participaram da pesquisa duas técnicas da educação especial do Ministério da Educação de Córdoba e duas docentes da modalidade de educação especial, todas da Província de Córdoba. Os procedimentos metodológicos incluíram a pesquisa bibliográfica e documental, entrevista semiestruturada e questionário on-line com perguntas abertas e fechadas. Os resultados revelam que as participantes possuem formação específica na área de educação especial, com atuação tanto na escola especial quanto na escola comum. Entre suas atribuições estão a atenção, assessoramento e orientação, a capacitação aos professores e familiares, bem como o trabalho conjunto com o professor da escola comum como apoio na integração dos estudantes com deficiência. Destacam-se, também, as condições de trabalho asseguradas legalmente e a realidade apontada pelas docentes em sua prática. O trabalho colaborativo com o docente da escola comum e a responsabilização de todos os atores no processo de integração são pontos relevantes e enfatizados tanto na fala dos docentes quanto na legislação vigente.

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Biografia do Autor

Beatrícia da Silva Rossini Pereira, Universidade da Região de Joinville, Joinville, Santa Catarina, Brasil.

Mestranda na Universidade da Região de Joinville, Joinville, Santa Catarina, Brasil.

Aliciene Fusca Machado Cordeiro, Universidade da Região de Joinville, Joinville, Santa Catarina, Brasil.

Professora doutora na Universidade da Região de Joinville, Joinville, Santa Catarina, Brasil.                     

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Publicado

2020-09-30

Como Citar

Pereira, B. da S. R., & Cordeiro, A. F. M. (2020). As atribuições do “Docente de apoio à integração” para a inclusão do estudante com deficiência na educação básica na província de Córdoba, Argentina. Revista Educação Especial, 33, e39/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984686X41420