Pratiche pedagogiche inclusive nell'educazione regolare in collaborazione con l'educazione speciale

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X74315

Parole chiave:

Práticas pedagógias inclusiva, Educação especial, Inclusão escolar

Abstract

Questo studio mirava ad analizzare le pratiche pedagogiche sviluppate dagli insegnanti di educazione regolare in collaborazione con insegnanti di educazione speciale, pratiche che sono considerate inclusive e che contribuiscono alla qualità del processo di apprendimento del pubblico target degli studenti di educazione speciale. La ricerca si è basata su un approccio qualitativo con ricerche bibliografiche e documentarie, oltre all'applicazione di questionari agli insegnanti delle prime classi e insegnanti di educazione speciale, attraverso Google Forms. Il corpus documentario era costituito da documenti internazionali, nazionali e comunali. La metodologia di analisi si è basata sull'analisi comparativa attraverso la triangolazione delle informazioni sistematizzate con i diversi strumenti utilizzati. Di conseguenza, è stato possibile verificare che gli elementi di una pratica pedagogica inclusiva sono presenti nei documenti mondiali, nelle politiche federali e nelle politiche municipali. Tuttavia, è stato riscontrato che esiste una strada da percorrere affinché le pratiche pedagogiche inclusive siano efficaci nelle attività didattiche, poiché è necessario trasporre le conoscenze teoriche presenti nei regolamenti in pratiche pedagogiche inclusive che garantiscano la partecipazione e l'apprendimento pubblico degli studenti. educazione speciale.

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Biografie autore

Isnary Silva, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Mestre em Educação pelo Centro Universitário Adventista (UNASP), especialista em
Psicopedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), graduada em
Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Participação em
congressos nacionais e internacionais com apresentação de trabalho. Experiência em
Educação Especial/ Educação Inclusiva. Atuou como docente nos anos iniciais do
Ensino Fundamental no Município de Campinas. Atualmente é professora de
Educação Especial no mesmo município.

Betania Jacob Stange Lopes, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar),
Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), especialista em
Supervisão escolar pelo Centro Adventista São Paulo (UNASP), graduada em
Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras de Mandaguari. Experiência na área
acadêmica com as disciplinas de Organização de práticas Pedagógicas, Metodologias
de Ensino, Avaliação Educacional, Seminários do Ensino Superior, Educação
Inclusiva. Atuou na área administrativa como Coordenadora do Curso de Pedagogia,
pós graduação em Docência Superior e atua como docente titular do Mestrado
Profissional em Educação do Centro Universitário Adventista. Participação em
congressos nacionais e internacionais com apresentação de trabalho. Participa dos
grupos de pesquisa: Gli - Gestão, Liderança e Inovação, GEPAPPED - Grupo de
Estudos e Pesquisa em Avaliação, Práticas Pedagógicas e Formação Docente.
Coordena Projetos de Pesquisa: Propostas Inovadoras de Educação; Gestão,
liderança e resultados na educação; e, Inclusão: deficiência intelectual e autismo.

Silvia Quadros, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Pós-doutora em Educação na FE/USP. Doutora em Letras: Semiótica e Linguistica
Geral pela FFLCH/USP. MBA em Gestão Estratégica na FEARP USP - Ribeirão Preto.
Especialização na UNESC - Liderança, Gestão, Resultados e Engajamento.
Experiência na área acadêmica com as disciplinas: Língua Portuguesa, Metodologia
do Ensino de Língua Portuguesa, Análise do Discurso, Prática de Ensino e Produção
de Textos, formação de Professores e Metodologia de Ensino da Linguagem. Atuou na
área administrativa como coordenadora do curso de Letras e diretora acadêmica nas
Faculdades Integradas Módulo - atual UNIMODULO. Participação em congressos
nacionais e internacionais com apresentação de trabalho. Participa dos grupos de
pesquisa: GEDEC - Grupo de estudos em direito e diversidade étnico-cultural,
coordena o grupo de pesquisa Gestão, Liderança e Inovação - GLI. Coordena os
projetos de pesquisa: 1. Prática pedagógica: aspectos metodológicos e ideológicos e
2. Gestão, liderança e resultados na educação. Já atuou em como Assessora
Pedagógica, Diretora Acadêmica; Pró-reitora de Graduação; Pró-reitora Associada e
Diretora de Graduação no Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP. Tem
experiência em avaliação de cursos na Educação Superior. É docente do curso de
Pedagogia - campus SP, professora permanente e coordenadora do Mestrado
Profissional em Educação do UNASP.

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Pubblicato

2024-06-19

Come citare

Silva, I., Lopes, B. J. S., & Quadros, S. (2024). Pratiche pedagogiche inclusive nell’educazione regolare in collaborazione con l’educazione speciale. Revista Educação Especial, 37(1), e17/1–32. https://doi.org/10.5902/1984686X74315