Prácticas pedagógicas inclusivas en educación regular en colaboración con educación especial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X74315

Palabras clave:

Prácticas pedagógicas inclusivas, Educación especial, Inclusión escolar

Resumen

Este estudio tuvo como objetivo analizar las prácticas pedagógicas desarrolladas por docentes de educación regular en colaboración con docentes de educación especial, prácticas que se consideran inclusivas y que contribuyen a la calidad del proceso de aprendizaje del público objetivo de los estudiantes de educación especial. La investigación se basó en un enfoque cualitativo con investigación bibliográfica y documental, además de la aplicación de cuestionarios a docentes y directivos, a través de Google Forms. El corpus documental estuvo compuesto por documentos internacionales, nacionales y municipales. La metodología de análisis se basó en el análisis comparativo a través de la triangulación de información sistematizada con los diferentes instrumentos utilizados. Como resultado, fue posible verificar que los elementos de una práctica pedagógica inclusiva están presentes en documentos mundiales, políticas federales y políticas municipales. Sin embargo, se encontró que hay un camino por recorrer para que las prácticas pedagógicas inclusivas sean efectivas en la enseñanza, ya que es necesario transponer los conocimientos teóricos que se encuentran en la normativa a prácticas pedagógicas inclusivas que garanticen la participación y el aprendizaje del estudiante de educación especial.

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Biografía del autor/a

Isnary Silva, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Mestre em Educação pelo Centro Universitário Adventista (UNASP), especialista em
Psicopedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), graduada em
Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Participação em
congressos nacionais e internacionais com apresentação de trabalho. Experiência em
Educação Especial/ Educação Inclusiva. Atuou como docente nos anos iniciais do
Ensino Fundamental no Município de Campinas. Atualmente é professora de
Educação Especial no mesmo município.

Betania Jacob Stange Lopes, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar),
Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), especialista em
Supervisão escolar pelo Centro Adventista São Paulo (UNASP), graduada em
Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras de Mandaguari. Experiência na área
acadêmica com as disciplinas de Organização de práticas Pedagógicas, Metodologias
de Ensino, Avaliação Educacional, Seminários do Ensino Superior, Educação
Inclusiva. Atuou na área administrativa como Coordenadora do Curso de Pedagogia,
pós graduação em Docência Superior e atua como docente titular do Mestrado
Profissional em Educação do Centro Universitário Adventista. Participação em
congressos nacionais e internacionais com apresentação de trabalho. Participa dos
grupos de pesquisa: Gli - Gestão, Liderança e Inovação, GEPAPPED - Grupo de
Estudos e Pesquisa em Avaliação, Práticas Pedagógicas e Formação Docente.
Coordena Projetos de Pesquisa: Propostas Inovadoras de Educação; Gestão,
liderança e resultados na educação; e, Inclusão: deficiência intelectual e autismo.

Silvia Quadros, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Pós-doutora em Educação na FE/USP. Doutora em Letras: Semiótica e Linguistica
Geral pela FFLCH/USP. MBA em Gestão Estratégica na FEARP USP - Ribeirão Preto.
Especialização na UNESC - Liderança, Gestão, Resultados e Engajamento.
Experiência na área acadêmica com as disciplinas: Língua Portuguesa, Metodologia
do Ensino de Língua Portuguesa, Análise do Discurso, Prática de Ensino e Produção
de Textos, formação de Professores e Metodologia de Ensino da Linguagem. Atuou na
área administrativa como coordenadora do curso de Letras e diretora acadêmica nas
Faculdades Integradas Módulo - atual UNIMODULO. Participação em congressos
nacionais e internacionais com apresentação de trabalho. Participa dos grupos de
pesquisa: GEDEC - Grupo de estudos em direito e diversidade étnico-cultural,
coordena o grupo de pesquisa Gestão, Liderança e Inovação - GLI. Coordena os
projetos de pesquisa: 1. Prática pedagógica: aspectos metodológicos e ideológicos e
2. Gestão, liderança e resultados na educação. Já atuou em como Assessora
Pedagógica, Diretora Acadêmica; Pró-reitora de Graduação; Pró-reitora Associada e
Diretora de Graduação no Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP. Tem
experiência em avaliação de cursos na Educação Superior. É docente do curso de
Pedagogia - campus SP, professora permanente e coordenadora do Mestrado
Profissional em Educação do UNASP.

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Publicado

2024-06-19

Cómo citar

Silva, I., Lopes, B. J. S., & Quadros, S. (2024). Prácticas pedagógicas inclusivas en educación regular en colaboración con educación especial. Revista De Educación Especial, 37(1), e17/1–32. https://doi.org/10.5902/1984686X74315

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