Práticas pedagógicas inclusivas no ensino regular em colaboração com a educação especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X74315

Palavras-chave:

Práticas pedagógias inclusiva, Educação especial, Inclusão escolar

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores do ensino regular em colaboração com os professores da educação especial, práticas essas consideradas inclusivas e que contribuem para a qualidade no processo de aprendizagem do aluno público-alvo da educação especial. A pesquisa está embasada na abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica e documental, além da aplicação de questionários a professores dos anos iniciais e a professores de educação especial por meio do Google Forms. O corpus documental foi constituído de documentos internacionais, nacionais e municipais. A metodologia de análise foi fundamentada na análise comparativa por meio de triangulação das informações sistematizadas com os diferentes instrumentos utilizados. Como resultado pôde-se verificar que os elementos de uma prática pedagógica inclusiva se fazem presentes nos documentos mundiais, nas políticas federais e nas políticas municipais. No entanto, constatou-se que há um caminho a ser percorrido para que as práticas pedagógicas inclusivas se efetivem na atuação docente, visto ser necessário transpor os conhecimentos teóricos encontrados nas normativas para as práticas pedagógicas inclusivas que garantem a participação e o aprendizado do aluno público-alvo da educação especial.

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Biografia do Autor

Isnary Silva, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Mestre em Educação pelo Centro Universitário Adventista (UNASP), especialista em
Psicopedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), graduada em
Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Participação em
congressos nacionais e internacionais com apresentação de trabalho. Experiência em
Educação Especial/ Educação Inclusiva. Atuou como docente nos anos iniciais do
Ensino Fundamental no Município de Campinas. Atualmente é professora de
Educação Especial no mesmo município.

Betania Jacob Stange Lopes, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar),
Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), especialista em
Supervisão escolar pelo Centro Adventista São Paulo (UNASP), graduada em
Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras de Mandaguari. Experiência na área
acadêmica com as disciplinas de Organização de práticas Pedagógicas, Metodologias
de Ensino, Avaliação Educacional, Seminários do Ensino Superior, Educação
Inclusiva. Atuou na área administrativa como Coordenadora do Curso de Pedagogia,
pós graduação em Docência Superior e atua como docente titular do Mestrado
Profissional em Educação do Centro Universitário Adventista. Participação em
congressos nacionais e internacionais com apresentação de trabalho. Participa dos
grupos de pesquisa: Gli - Gestão, Liderança e Inovação, GEPAPPED - Grupo de
Estudos e Pesquisa em Avaliação, Práticas Pedagógicas e Formação Docente.
Coordena Projetos de Pesquisa: Propostas Inovadoras de Educação; Gestão,
liderança e resultados na educação; e, Inclusão: deficiência intelectual e autismo.

Silvia Quadros, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Pós-doutora em Educação na FE/USP. Doutora em Letras: Semiótica e Linguistica
Geral pela FFLCH/USP. MBA em Gestão Estratégica na FEARP USP - Ribeirão Preto.
Especialização na UNESC - Liderança, Gestão, Resultados e Engajamento.
Experiência na área acadêmica com as disciplinas: Língua Portuguesa, Metodologia
do Ensino de Língua Portuguesa, Análise do Discurso, Prática de Ensino e Produção
de Textos, formação de Professores e Metodologia de Ensino da Linguagem. Atuou na
área administrativa como coordenadora do curso de Letras e diretora acadêmica nas
Faculdades Integradas Módulo - atual UNIMODULO. Participação em congressos
nacionais e internacionais com apresentação de trabalho. Participa dos grupos de
pesquisa: GEDEC - Grupo de estudos em direito e diversidade étnico-cultural,
coordena o grupo de pesquisa Gestão, Liderança e Inovação - GLI. Coordena os
projetos de pesquisa: 1. Prática pedagógica: aspectos metodológicos e ideológicos e
2. Gestão, liderança e resultados na educação. Já atuou em como Assessora
Pedagógica, Diretora Acadêmica; Pró-reitora de Graduação; Pró-reitora Associada e
Diretora de Graduação no Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP. Tem
experiência em avaliação de cursos na Educação Superior. É docente do curso de
Pedagogia - campus SP, professora permanente e coordenadora do Mestrado
Profissional em Educação do UNASP.

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

Silva, I., Lopes, B. J. S., & Quadros, S. (2024). Práticas pedagógicas inclusivas no ensino regular em colaboração com a educação especial. Revista Educação Especial, 37(1), e17/1–32. https://doi.org/10.5902/1984686X74315