Ações voltadas a pessoas com deficiência: uma análise de publicações das revistas científicas em extensão no Brasil

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X68556

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Pessoas com deficiência, Extensão, Acessibilidade.

Abstract

A extensão na Educação Superior Brasileira é a atividade que promove a interação entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa. Nesse sentido, ao longo dos anos, inúmeros projetos vêm sendo desenvolvido, dentre ele, àqueles voltados para pessoas com deficiência. O presente artigo propõe identificá-los a partir das publicações em revistas científicas de extensão do Brasil, a fim de visualizar quais projetos sobre a temática “Pessoas com deficiência” foram desenvolvidos e divulgados em publicações científicas de janeiro de 2012 até junho de 2021. Foram recuperados 82 artigos que compuseram o corpus de pesquisa final do estudo. O resultado mostrou que projetos extensionistas promovem ações mais voltadas para a deficiência sensorial (visual e auditiva), deficiências de um modo geral (que englobam diversos tipos de deficiência), deficiência física e capacitações de profissionais que atuam com Pessoas com Deficiência (PcDs). As deficiências intelectuais encontram-se menos atendidas, e, portanto, entende-se que esta é uma lacuna a ser explorada, em projetos futuros, a partir de ações de extensão.

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Biografie autore

Letícia Cunico, Federal Institute of Santa Catarina

Professora, doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC), tem mestrado em Administração (UFSC), especialização em Docência para a Educação Profissional (IFSC) e em Gestão Empresarial (FGV), Bacharelado em Moda (UDESC). Membra dos grupos de pesquisa (CNPQ): Modelagem em Gestão, Design e Processos e Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Sociais Aplicadas e da Linguagem - GESIGN. Atuou como diretora e coordenadora de extensão no IFSC e no desenvolvimento de produtos por oito anos no segmento de confecção para marcas nacionais.

Fernanda Borges Vaz Ribeiro, Instituto Federal Catarinense

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC). Mestre em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAU/UFSC). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bibliotecária-Documentalista do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú.

Antonio Carlos Picalho, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduação em Rádio, TV & Internet pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

Luciane Maria Fadel, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora pela The University of Reading (UK) e Mestre em Ciência da Computação pela UFSC, com uma formação em Comunicação Visual (UFPR) e Engenharia de Computação (PUCPR). Realizou Pós-Doutorado em Storytelling na Simon Fraser University, Canadá. Professora no curso de graduação em Design e dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) na UFSC, e em Design na UFPR. Colidera o Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas e o Grupo de Pesquisa Mídia, Arquitetura e Urbanismo na UFSC.

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Pubblicato

2023-05-25

Come citare

Cunico, L., Ribeiro, F. B. V., Picalho, A. C., & Fadel, L. M. (2023). Ações voltadas a pessoas com deficiência: uma análise de publicações das revistas científicas em extensão no Brasil. Revista Educação Especial, 36(1), e31/1–26. https://doi.org/10.5902/1984686X68556

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