A educação de surdos e cegos na França e no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X33087

Palavras-chave:

educação de surdos, educação de cegos, educação especial

Resumo

A discussão sobre a trajetória histórica da educação de surdos e cegos no Brasil ainda é necessária, tendo em vista que o discurso que os transformou em sujeitos passivos que teriam sido agraciados pela benevolência de “grandes homens” ainda ecoa nos dias atuais. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva apresentar o contexto do surgimento da educação de surdos e cegos na França no século XVIII e no Brasil do século XIX e delinear os impactos que a educação francesa de surdos e cegos provocou na educação brasileira para tal público alvo. O recorte temporal estabelecido para o estudo foi de 1760 a 1890 na França e de 1854 a 1890 no Brasil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental. Por meio da investigação concluímos que os procedimentos estabelecidos na França, referentes à educação de surdos e cegos nas primeiras instituições educacionais destinadas a tal público, impactaram significativamente o Brasil nos aspectos administrativo, de gestão e principalmente no que tange ao trabalho pedagógico desenvolvido no período em questão.

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Biografia do Autor

Roberta Baessa Estimado, Universidade de São Paulo

Bacharel e Licenciada em História pela Universidade de São Paulo.

Cássia Geciauskas Sofiato, Universidade de São Paulo


Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) no Departamento de Filosofia e Ciências da Educação (EDF) e do Programa de Pós-graduação em Educação.

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Publicado

2019-05-06

Como Citar

Estimado, R. B., & Sofiato, C. G. (2019). A educação de surdos e cegos na França e no Brasil. Revista Educação Especial, 32, e50/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984686X33087

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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