Ensinando habilidades sociais educativas para professores no contexto da inclusão escolar
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X28430Parole chiave:
Habilidades Sociais Educativas, Formação de professores, Educação Inclusiva.Abstract
A atuação do professor na escola requer formação e suporte para planejar e intervir em situações que promovam comportamentos sociais com todos os estudantes, incluindo os com deficiência. Nesse estudo, objetivou-se avaliar as habilidades sociais educativas dos professores antes e depois de passarem por um Programa de formação em Habilidades Sociais Educativas (PHSE). Participaram 40 professores do Ensino Fundamental 1, de escolas públicas do interior paulista, 10 pertencentes à turma A e 30 à turma B. Considerando o tamanho do segundo grupo, foram implementadas estratégias de realizarem as atividades de casa por escrito a serem levadas no encontro seguinte. Além disso, foi disponibilizada a comunicação por e-mail com a pesquisadora, tanto para tirar dúvidas quanto para pedir ajuda em relação à implementação das atividades em sala. O programa aconteceu em horário de trabalho coletivo, com oito encontros de duração média de uma hora e meia. A análise evidenciou que a turma A apresentou melhoras significativa em Explicar e avaliar de forma interativa e uma tendência de melhora em Selecionar conteúdos e Organizar ambiente físico. A turma B apresentou melhoras significativas em todos os fatores das duas escalas. Sugere-se que a estrutura modificada do programa para a turma B mostrou-se mais eficaz e que o tamanho da amostra pode ter influenciado a sensibilidade do teste estatístico. Discute-se a possibilidade de programas desse tipo para professores serem utilizados como forma de promover o desenvolvimento socioemocional dos estudantes.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).