Método JT na Educação Especial: resultados de um programa de habilidades sociais-comunicativas com deficientes mentais

Adriana Augusto Raimundo de Aguiar, Zilda Aparecida Pereira Del Prette, Ricardo Gonçalves de Aguiar, Almir Del Prette

Resumo


Analisar a validade interna e externa de intervenções com sujeito único ainda constitui um desafio para a pesquisa e para a atuação profissional comprometidas com a efetividade dos resultados. Quando os métodos tradicionais não são aplicáveis (por problemas de amostragem ou de dificuldade de replicação), torna-se necessário investir no desenvolvimento de métodos alternativos. Este artigo exemplifica o uso do “Método JT” para a análise dos efeitos de intervenção no campo da Educação Especial, com base nos dados coletados em um programa de promoção de habilidades comunicativas, conduzido junto a seis adultos deficientes mentais. O programa utilizou procedimentos e técnicas fonoaudiológicas, cognitivo-comportamentais e pedagógicas, sendo realizado em ambiente fechado e aberto. Os resultados da análise sugeriram o importante potencial desse método e para a avaliação da efetividade de programas de intervenção tanto na análise de resultados em grupo como na análise de resultados individuais. Discutiu-se a potencialidade do método inclusive no aperfeiçoamento desses programas e encaminhamento para novas pesquisas.

Palavras-chave: Mudança confiável. Significância clínica, Educação Especial.

Palavras-chave


Reliable change; Clinical significance; Special Education.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X2116

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Publicação contínua


O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________