Ensinando habilidades sociais educativas para professores no contexto da inclusão escolar

Autores

  • Andréa Regina Rosin-Pinola Centro Universitário Estácio (UNISEV), Ribeirão Preto, São Paulo
  • Edna Maria Marturano Universidade de São Paulo, (USP), Ribeirão Preto, São Paulo
  • Luciana Carla dos Santos Elias Universidade de São Paulo, (USP), Ribeirão Preto, São Paulo
  • Zilda Aparecida Pereira Del Prette Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X28430

Palavras-chave:

Habilidades Sociais Educativas, Formação de professores, Educação Inclusiva.

Resumo

A atuação do professor na escola requer formação e suporte para planejar e intervir em situações que promovam comportamentos sociais com todos os estudantes, incluindo os com deficiência. Nesse estudo, objetivou-se avaliar as habilidades sociais educativas dos professores antes e depois de passarem por um Programa de formação em Habilidades Sociais Educativas (PHSE). Participaram 40 professores do Ensino Fundamental 1, de escolas públicas do interior paulista, 10 pertencentes à turma A e 30 à turma B. Considerando o tamanho do segundo grupo, foram implementadas estratégias de realizarem as atividades de casa por escrito a serem levadas no encontro seguinte. Além disso, foi disponibilizada a comunicação por e-mail com a pesquisadora, tanto para tirar dúvidas quanto para pedir ajuda em relação à implementação das atividades em sala. O programa aconteceu em horário de trabalho coletivo, com oito encontros de duração média de uma hora e meia. A análise evidenciou que a turma A apresentou melhoras significativa em Explicar e avaliar de forma interativa e uma tendência de melhora em Selecionar conteúdos e Organizar ambiente físico. A turma B apresentou melhoras significativas em todos os fatores das duas escalas. Sugere-se que a estrutura modificada do programa para a turma B mostrou-se mais eficaz e que o tamanho da amostra pode ter influenciado a sensibilidade do teste estatístico. Discute-se a possibilidade de programas desse tipo para professores serem utilizados como forma de promover o desenvolvimento socioemocional dos estudantes.

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Publicado

2017-11-07

Como Citar

Rosin-Pinola, A. R., Marturano, E. M., Elias, L. C. dos S., & Prette, Z. A. P. D. (2017). Ensinando habilidades sociais educativas para professores no contexto da inclusão escolar. Revista Educação Especial, 30(59), 737–750. https://doi.org/10.5902/1984686X28430

Edição

Seção

Dossiê: Variáveis pessoais do professor e sua formação para a educação inclusiva

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