<b>Método JT na Educação Especial: resultados de um programa de habilidades sociais-comunicativas com deficientes mentais</b>

Autores

  • Adriana Augusto Raimundo de Aguiar Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo
  • Zilda Aparecida Pereira Del Prette Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo
  • Ricardo Gonçalves de Aguiar Universidade Nove de Julho, São Paulo, São Paulo
  • Almir Del Prette Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X2116

Palavras-chave:

Reliable change, Clinical significance, Special Education.

Resumo

Analisar a validade interna e externa de intervenções com sujeito único ainda constitui um desafio para a pesquisa e para a atuação profissional comprometidas com a efetividade dos resultados. Quando os métodos tradicionais não são aplicáveis (por problemas de amostragem ou de dificuldade de replicação), torna-se necessário investir no desenvolvimento de métodos alternativos. Este artigo exemplifica o uso do “Método JT” para a análise dos efeitos de intervenção no campo da Educação Especial, com base nos dados coletados em um programa de promoção de habilidades comunicativas, conduzido junto a seis adultos deficientes mentais. O programa utilizou procedimentos e técnicas fonoaudiológicas, cognitivo-comportamentais e pedagógicas, sendo realizado em ambiente fechado e aberto. Os resultados da análise sugeriram o importante potencial desse método e para a avaliação da efetividade de programas de intervenção tanto na análise de resultados em grupo como na análise de resultados individuais. Discutiu-se a potencialidade do método inclusive no aperfeiçoamento desses programas e encaminhamento para novas pesquisas.

Palavras-chave: Mudança confiável. Significância clínica, Educação Especial.

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Como Citar

Aguiar, A. A. R. de, Prette, Z. A. P. D., Aguiar, R. G. de, & Prette, A. D. (2010). <b>Método JT na Educação Especial: resultados de um programa de habilidades sociais-comunicativas com deficientes mentais</b>. Revista Educação Especial, 1(1). https://doi.org/10.5902/1984686X2116

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua