Educação inclusiva: uma escola para todos
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X24091Parole chiave:
Educação Especial, Educação Inclusiva, Inclusão Escolar.Abstract
O presente trabalho trata da inserção de alunos com deficiência nas escolas de ensino regular. Assim, realizamos um resgate histórico das pessoas com deficiência e destacamos quatro fases: “fase da exclusão”, “fase da segregação”, “fase da integração”, e fase da “inclusão total”. O objetivo desta pesquisa buscou compreender o processo histórico da educação especial e da educação inclusiva para entender o movimento atual da inclusão escolar. A metodologia deste estudo ancora-se numa pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva. Desenvolvido a partir da primeira seção da dissertação de Mestrado em Educação da Universidade Tiradentes, intitulada: “Educação Física e Capoeira como agentes de inclusão para alunos cegos: um estudo de caso”. Tivemos como base os autores, Carvalho (2007), Cunha (2015), Mantoan (2003), Stainback & Stainback (1999), Lima (2006), Sassaki (1998), Glat, Pletsch e Fontes (2007), Rodrigues (2006), entre outros. A inclusão escolar plena não é uma tarefa fácil, são necessárias uma estruturação progressiva e uma mudança significativa no sistema educacional e na concepção de inclusão por parte da sociedade em geral, e principalmente dos profissionais escolares.
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