Educação inclusiva: uma escola para todos

Autores

  • Antenor de Oliveira Silva Neto Universidade Tiradentes
  • Éverton Gonçalves Ávila Universidade Tiradentes
  • Tamara Regina Reis Sales Universidade Tiradentes
  • Simone Silveira Amorim Universidade Tiradentes
  • Andréa Karla Ferreira Nunes Universidade Tiradentes
  • Vera Maria Santos Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X24091

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Inclusiva, Inclusão Escolar.

Resumo

O presente trabalho trata da inserção de alunos com deficiência nas escolas de ensino regular. Assim, realizamos um resgate histórico das pessoas com deficiência e destacamos quatro fases: “fase da exclusão”, “fase da segregação”, “fase da integração”, e fase da “inclusão total”. O objetivo desta pesquisa buscou compreender o processo histórico da educação especial e da educação inclusiva para entender o movimento atual da inclusão escolar. A metodologia deste estudo ancora-se numa pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva. Desenvolvido a partir da primeira seção da dissertação de Mestrado em Educação da Universidade Tiradentes, intitulada: “Educação Física e Capoeira como agentes de inclusão para alunos cegos: um estudo de caso”. Tivemos como base os autores, Carvalho (2007), Cunha (2015), Mantoan (2003), Stainback & Stainback (1999), Lima (2006), Sassaki (1998), Glat, Pletsch e Fontes (2007), Rodrigues (2006), entre outros. A inclusão escolar plena não é uma tarefa fácil, são necessárias uma estruturação progressiva e uma mudança significativa no sistema educacional e na concepção de inclusão por parte da sociedade em geral, e principalmente dos profissionais escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antenor de Oliveira Silva Neto, Universidade Tiradentes

Mestrando Em Educação (Universidade Tiradentes), Graduação em Educação Física pela Universidade Tiradentes (2009), Pós Graduado em Educação Inclusiva e Libras pela Faculdade Amadeus (2011), Pós Graduando em Atendimento Educacional Especializado - AEE (Faculdade Amadeus). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase Atividade Física e Saúde e Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Educação Inclusiva, Educação Física Inclusiva, Capoeira e Inclusão, Deficiência Visual e Cegueira.

Éverton Gonçalves Ávila, Universidade Tiradentes

Professor Ppg I da Universidade Tiradentes do Programa de Pós-Graduação em Educação. Licenciatura e Bacharelado em História, Mestrado em Educação, Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-Doutorado em Psicologia Social pela PUCRS (2008). É professor do Núcleo de Educação a Distancia da Universidade Tiradentes. Professor da FANESE-SE e da FACE - Faculdade de Ciências Educacionais de Sergipe.

Tamara Regina Reis Sales, Universidade Tiradentes

Doutoranda em Educação pela Universidade Tiradentes, com bolsa auxílio PROSUP/CAPES. Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes com bolsa auxílio PROCAPS/UNIT e FAPITEC/SE. Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade São Luís de França. Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Tiradentes. Membro do Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais/PPED/UNIT e Estudos interdisciplinares em neurociências e biologia celular/ UNIT. Os seus interesses de investigação centram-se na Neurociência Educacional e Discalculia.

Simone Silveira Amorim, Universidade Tiradentes

Professora PPG I da Universidade Tiradentes no Programa de Pós-graduação em Educação. Doutora e Mestre em Educação pela UFS. Integrante do Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista (GHENO GT/SE), Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais da Unit e do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos de Cultura da UFS/NECUFS. É pós-graduada em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas também pela UFS.

Andréa Karla Ferreira Nunes, Universidade Tiradentes

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2012), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2003) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1997). Atualmente é professora titular do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes na linha de Pesquisa Educação e Comunicação. Foi Supervisora de Tutoria do Núcleo de Educação a Distância na Universidade Tiradentes em Sergipe, exerceu a função de Coordenadora Pedagógica do Núcleo de Educação a Distância - UNIT. Foi presidente da Comissão Própria de Avaliação da Universidade Tiradentes no período 2012 a 2014. Atualmente é Gerente do Projeto ENADE do Grupo Tiradentes de Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Unit. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância e Políticas Públicas para uso das TIC e Avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, Gestão e Educação, Políticas Públicas para uso das TIC, Avaliação Institucional e Formação Docente, Produção de Material Impresso e Virtual para EAD.

Vera Maria Santos, Universidade Tiradentes

Licenciatura Plena em Geografia, Especialização em Geografia da Agricultura, Mestrado e Doutorado em Educação pela UFS. Professora do Programa de pós-graduação em educação/UNIT; autora dos livros didáticos das disciplinas (História do Pensamento Geográfico, Geografia e Filosofia e Geografia de Sergipe), para o ensino da Educação a distância da UAB/UFS. Integrante do grupo História da Educação no Nordeste Oitocentista, (GHENO GT/SE)

Downloads

Publicado

2018-03-11

Como Citar

Silva Neto, A. de O., Ávila, Éverton G., Sales, T. R. R., Amorim, S. S., Nunes, A. K. F., & Santos, V. M. (2018). Educação inclusiva: uma escola para todos. Revista Educação Especial, 31(60), 81–92. https://doi.org/10.5902/1984686X24091

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.