Intervenção em habilidades sociais com uma criança com Síndrome de Down

Autores/as

  • Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP
  • Larissa Helena Zani dos Santos Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Fabiana Cristina Carlino Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X6431

Palabras clave:

Intervenção com pais e professores, Habilidades Sociais, Síndrome de Down.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6431

 

Estudos apontam que crianças com Síndrome de Down apresentam alguns déficits em habilidades sociais, o que pode interferir não somente nas interações sociais dessas crianças, mas também no seu desempenho acadêmico e problemas de comportamento, esses estudos apontam que mais estudos devem ser realizados nessa área de pesquisa. O objetivo desse estudo foi analisar a significância clínica e mudança confiável de uma intervenção em habilidades sociais com uma criança com Síndrome de Down. Participou deste estudo uma menina com Síndrome de Down, de sete anos, que freqüentava a primeira série do ensino regular, atendida em um Centro de Psicologia, de uma universidade pública do interior paulista. Também participaram desse estudo seus pais e sua professora. Anteriormente à intervenção com a criança, pais e professora; os pais e a professora responderam ao Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS). A intervenção com a criança foi realizada durante seis meses, por meio de atividades lúdicas em reuniões semanais. Com os pais e professora, em encontros quinzenais e mensais, foram discutidos diversos temas relacionados às habilidades sociais. Na maioria dos fatores de habilidades sociais avaliados pelos pais e professora, foram obtidas mudança positiva confiável e alteração do status clínico para o não clínico. O estudo mostrou a importância de avaliações pré e pós que possibilitou a avaliação dos efeitos da intervenção realizada sobre os diversos fatores das habilidades sociais analisados. Estudos futuros com populações maiores poderão referendar os dados obtidos.

Palavras-chave: Intervenção com pais e professores, Habilidades Sociais, Síndrome de Down.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP

Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, da Faculdade de Ciências, da UNESP, campus de Bauru, SP.

Livre Docente em Psicologia do Desenvolvimento, pela UNESP, Doutora em Psicologia Experimental pela IPUSP/SP e Mestre em Educação Especial pela UFSCar.

Larissa Helena Zani dos Santos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

1Psicóloga, Mestre em Educação Especial e Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Fabiana Cristina Carlino, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Fonoaudióloga, Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Publicado

2014-04-11

Cómo citar

Rodrigues, O. M. P. R., Santos, L. H. Z. dos, & Carlino, F. C. (2014). Intervenção em habilidades sociais com uma criança com Síndrome de Down. Revista De Educación Especial, 27(48), 95–110. https://doi.org/10.5902/1984686X6431

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua

Artículos más leídos del mismo autor/a