Intervenção em habilidades sociais com uma criança com Síndrome de Down
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X6431Palavras-chave:
Intervenção com pais e professores, Habilidades Sociais, Síndrome de Down.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6431
Estudos apontam que crianças com Síndrome de Down apresentam alguns déficits em habilidades sociais, o que pode interferir não somente nas interações sociais dessas crianças, mas também no seu desempenho acadêmico e problemas de comportamento, esses estudos apontam que mais estudos devem ser realizados nessa área de pesquisa. O objetivo desse estudo foi analisar a significância clínica e mudança confiável de uma intervenção em habilidades sociais com uma criança com Síndrome de Down. Participou deste estudo uma menina com Síndrome de Down, de sete anos, que freqüentava a primeira série do ensino regular, atendida em um Centro de Psicologia, de uma universidade pública do interior paulista. Também participaram desse estudo seus pais e sua professora. Anteriormente à intervenção com a criança, pais e professora; os pais e a professora responderam ao Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS). A intervenção com a criança foi realizada durante seis meses, por meio de atividades lúdicas em reuniões semanais. Com os pais e professora, em encontros quinzenais e mensais, foram discutidos diversos temas relacionados às habilidades sociais. Na maioria dos fatores de habilidades sociais avaliados pelos pais e professora, foram obtidas mudança positiva confiável e alteração do status clínico para o não clínico. O estudo mostrou a importância de avaliações pré e pós que possibilitou a avaliação dos efeitos da intervenção realizada sobre os diversos fatores das habilidades sociais analisados. Estudos futuros com populações maiores poderão referendar os dados obtidos.
Palavras-chave: Intervenção com pais e professores, Habilidades Sociais, Síndrome de Down.
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