As representações sociais sobre educação inclusiva e o ato de ensinar na diversidade: a pessoalidade do professor em cena

Autores/as

  • Anna Augusta Sampaio de Oliveira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X28084

Palabras clave:

Representações sociais, Professores, Educação Inclusiva.

Resumen

Nesse artigo, pretendemos discutir como se operam as representações sociais dos professores tendo como base a ideia de que a constituição humana é resultado das múltiplas apropriações de signos culturais e caracterizada pelo desenvolvimento psíquico e pelo autocontrole da conduta no contexto coletivo. Nessa perspectiva, o trabalho é compreendido como o fator decisivo no processo de humanização do psiquismo e está diretamente relacionado aos produtos históricos e aos processos de mediação que atuam no desenvolvimento de conceitos que formarão as representações sobre os fenômenos que nos rodeiam. As representações sociais retratam esse sistema de pensamento demarcando a indissociabilidade entre o social e o individual, os quais se fundem por meio do processo de mediação semiótica e instrumental. Os professores estão, da mesma forma, submetidos a essa estrutura de formação do pensamento e, portanto, suas representações atuam diretamente no ato pedagógico, entrelaçando o conhecimento teórico e seu equipamento emocional, nem sempre consciente.

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Publicado

2017-11-07

Cómo citar

Oliveira, A. A. S. de. (2017). As representações sociais sobre educação inclusiva e o ato de ensinar na diversidade: a pessoalidade do professor em cena. Revista De Educación Especial, 30(59), 643–656. https://doi.org/10.5902/1984686X28084

Número

Sección

Dossiê: Variáveis pessoais do professor e sua formação para a educação inclusiva

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