As representações sociais sobre educação inclusiva e o ato de ensinar na diversidade: a pessoalidade do professor em cena

Autori

  • Anna Augusta Sampaio de Oliveira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X28084

Parole chiave:

Representações sociais, Professores, Educação Inclusiva.

Abstract

Nesse artigo, pretendemos discutir como se operam as representações sociais dos professores tendo como base a ideia de que a constituição humana é resultado das múltiplas apropriações de signos culturais e caracterizada pelo desenvolvimento psíquico e pelo autocontrole da conduta no contexto coletivo. Nessa perspectiva, o trabalho é compreendido como o fator decisivo no processo de humanização do psiquismo e está diretamente relacionado aos produtos históricos e aos processos de mediação que atuam no desenvolvimento de conceitos que formarão as representações sobre os fenômenos que nos rodeiam. As representações sociais retratam esse sistema de pensamento demarcando a indissociabilidade entre o social e o individual, os quais se fundem por meio do processo de mediação semiótica e instrumental. Os professores estão, da mesma forma, submetidos a essa estrutura de formação do pensamento e, portanto, suas representações atuam diretamente no ato pedagógico, entrelaçando o conhecimento teórico e seu equipamento emocional, nem sempre consciente.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

##submission.downloads##

Pubblicato

2017-11-07

Come citare

Oliveira, A. A. S. de. (2017). As representações sociais sobre educação inclusiva e o ato de ensinar na diversidade: a pessoalidade do professor em cena. Revista Educação Especial, 30(59), 643–656. https://doi.org/10.5902/1984686X28084

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Variáveis pessoais do professor e sua formação para a educação inclusiva

Articoli simili

1 2 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.