A Educação Profissional de pessoas com deficiência a partir da produção acadêmica brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X89169

Palavras-chave:

Educação profissional, Pessoas com deficiência, Educaçao Inclusiva

Resumo

Apesar de a educação profissional estar presente em nosso país desde sua colonização, ainda são escassas as discussões acadêmicas sobre alguns aspectos dessa modalidade educacional, entre os quais o atendimento a estudantes com deficiência. O presente artigo tem por objetivo analisar a produção acadêmica sobre educação profissional de pessoas com deficiência, a fim de identificar os principais desafios à garantia da escolarização de tais sujeitos nessa modalidade educacional, segundo as pesquisas, bem como a presença de pessoas com deficiência entre os participantes das pesquisas empíricas. Para isso, realizou-se levantamento bibliográfico em dois repositórios - a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Scientific Electronic Library Online (SciELO), buscando identificar trabalhos que tivessem como foco o percurso escolar de estudantes com deficiência na educação profissional, e que considerassem de alguma forma as pessoas com deficiência como interlocutoras na investigação. Como resultado, obteve-se dezoito produções acadêmicas para análise, a partir dos critérios estabelecidos, sendo todas oriundas de instituições de ensino públicas. Ressalte-se que a maior parte das pesquisas recuperadas se volta a cursos técnicos de nível médio. A análise das produções permite concluir que o   principal tema de estudo é o acesso ao trabalho, em detrimento da investigação de aspectos educacionais envolvendo essa modalidade, seja no que se refere às normativas, ao currículo e/ou à acessibilidade do processo formativo a estudantes com deficiência. Destaque-se também a escassa presença de produções que contem com a participação de estudantes com deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Biancha Angelucci, Universidade de São Paulo

É professora associada no Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação - EDF na Faculdade de Educação - FE da Universidade de São Paulo - USP. Na graduação, dedica-se à área de Educação Especial. Na Pós-Graduação, ministra disciplinas relacionadas aos Estudos da Deficiência em interlocução com os estudos sobre medicalização da educação e da vida, orienta mestrados e doutorados, bem como coordena a Área de Concentração Educação e Ciências Sociais - desigualdades e diferenças (2018-atual). Coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da USP (2021-atual). Supervisiona pós-doutorados. Coordena grupos de estudos. Participa do grupo de pesquisa de Políticas de Educação Especial, coordenando a linha Educação Especial - táticas de resistência à produção de um não lugar para as diferenças na escola. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1997); mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2002); doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2009), livre-docência em Educação (2022). Dedica-se aos estudos sobre a garantia do direito de pessoas com deficiência à educação, a partir das contribuições dos Estudos Feministas da Deficiência, estudos sobre Medicalização e sobre Capacitismo.

Sandra Rodrigues da Silva Chang, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com pesquisa sobre as trajetórias de escolarização de pessoas com deficiência na educação profissional. Mestre em Comunicação Social pela USP, Especialista em Educação Especial, Pedagoga e Publicitária. Atua como Supervisora de Organização e Política Educacional no SENAI-SP. Interlocutora do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) no Estado de São Paulo, com participação na elaboração de documentos e publicações nacionais do Programa. Docente por 6 anos em cursos de graduação e pós-graduação em Comunicação Social na Universidade Nove de Julho.

Referências

ALMEIDA, Nayara Barbosa de. Inclusão na educação profissional e tecnológica: uma análise no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências Humanas). Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2021

ARMAS, Louise Dall'Agnol de. Sentidos subjetivos de estudantes com deficiência e cursos técnicos integrados ao ensino médio. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2020.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 22 dez. 2023

CARDOSO, Maria Heloisa de Melo. Inclusão de alunos com deficiência na educação profissional e tecnológica. 2016.Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.

CORDÃO, Francisco Aparecido; MORAES, Francisco. Educação profissional no Brasil: síntese histórica e perspectivas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2017.

CUNHA, Luiz Antônio. O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. São Paulo: Editora UNESP, Brasília, DF: Flacso, 2000a.

CUNHA, Luiz Antônio. O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização. ­São Paulo: Editora UNESP, Brasília, DF: Flacso, 2000b.

FREITAS, Cristiane Rodrigues de. A inclusão de alunos surdos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas: e agora,o que fazer? 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.

FREITAS, Mariele Angélica de Souza. A pesquisa acadêmica em Educação e

a participação social da pessoa com deficiência. 2022. Tese (Doutorado em Educação)Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022.

LANNA JÚNIOR, Mário Cléber Martins. História do movimento político das pessoas com d eficiência no Brasil. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2010. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/alesp/biblioteca-digital/obra/?id=21097 . Acesso em 09 out. 2023.

MANFREDI, Silvia Maria. Educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.

MARQUES, Claudia Luíza. Educação profissional: o ingresso, as tecnologias e a permanência dos alunos com deficiência no Instituto Federal de Brasília. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

MARTINS, Ronaldo Meireles. A educação profissional e tecnológica de alunos com deficiência visual no IFPA Campus Tucuruí – História de vida dos Egressos. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Manaus, 2019.

MASCARO, Cristina Angélica Aquino de Carvalho. Capacitação de pessoas com deficiência intelectual para o trabalho: estudo de caso de um curso de capacitação profissional. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

PADILHA, Francieli Pedroso Gomes. Políticas de ações afirmativas e de

permanência de estudantes com deficiência nos campi do IFFar. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2022.

REDIG, A. G.; GLAT, R. Programa educacional especializado para capacitação e inclusão no trabalho de pessoas com deficiência intelectual. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 25, n. 95, p. 330–355, abr. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002500869 . Acesso em: 25 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362017002500869

RIAÑO-GALÁN, A. et al. La transición a la vida activa de las personas con discapacidad: expectativas familiares y grado de ajuste al trabajo. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 20, n. 2, p. 283–302, abr. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002500869 . Acesso em: 25 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382014000200010

RODRIGUES, Anália Ferraz. Acesso de estudantes com deficiências na educação p rofissional e tecnológica na fronteira oeste do Rio Grande do Sul/RS. 2022, Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2022.

SANTOS, José Carlos Amaral Silva dos. Inclusão dos estudantes com deficiência visual na Educação Profissional e Tecnológica no IFPE – Campus Recife. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Olinda, Olinda, 2022. DOI: https://doi.org/10.46943/VIII.CONEDU.2022.GT20.035

SHIMITE, Amabriane da Silva Oliveira. Inclusão e educação tecnológica em foco: percepções de uma aluna com deficiência visual, de seus professores e de seus colegas. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Paulista – Campus de Marília. Marília, 2017.

SILVA, Cleonice Almeida da. Trajetórias da inclusão e caminhos de formação: percurso escolar de estudantes com deficiência visual no curso técnico em agropecuária do IFCE 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.

SILVA, Isabelle Cristine Mendes da, A política de educação inclusiva no ensino técnico-profissional: resultados de um estudo sobre a realidade do Instituto

Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco Campus Vitória de Santo Antão. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.

SILVA, Rivânia de Sousa. Inclusão de estudantes com deficiência no Instituto Federal da Paraíba a partir da ação TEC NEP. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação).Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.

SILVA, Sônia Carla Gravena Cândido da. A inclusão educacional nos cursos técnicos integrados ao ensino médio em uma instituição de educação, ciência e tecnologia no estado de Rondônia na percepção de estudantes com deficiência, professores e coordenadores. 2022. Tese (Doutorado em Educação).Universidade Estadual Paulista, Marília, 2022.

SOMMER, Lidiane Corrêa de Oliveira. Acesso e permanência de alunos com deficiência no ensino médio integrado da rede federal: tecendo diálogos entre a e ducação especial e a educação profissional, tecnológica. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.

Downloads

Publicado

2025-07-08

Como Citar

Angelucci, C. B., & Chang, S. R. da S. (2025). A Educação Profissional de pessoas com deficiência a partir da produção acadêmica brasileira. Revista Educação Especial, 38(1), e43/1–23. https://doi.org/10.5902/1984686X89169

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.