A ABORDAGEM COMUNICATIVA NA AQUISIÇÃO DE LÍNGUA ESCRITA

Autori

  • Marcos Gustavo Richter Universidade Federal de Santa Maria
  • Márcio Balbinot Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849231505

Parole chiave:

Educação, Ensinar

Abstract

A ABORDAGEM COMUNICATIVA NA AQUISIÇÃO DE LÍNGUA ESCRITA

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Marcos Gustavo Richter, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e Pós-Doutorado em Linguística de Corpus pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Aposentou-se em 2016 como professor titular- pós-doutor do Departamento de Letras Vernáculas do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria-RS.

Márcio Balbinot, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e mestrado em Letras (Estudos Lingüísticos) pela mesma instituição (2002). Atuou na URCAMP, UNISC e UFSM com as disciplinas de Latim e Lingüística. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Cultura Latina e Lingüística. Atua principalmente nos seguintes temas: latim, língua, discurso, comunicação, aquisição da escrita e leitura. Atualmente é professor de Língua Portuguesa das redes municipais de Cachoeirinha e Gravataí.

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA FILHO, J. C. P. de. Dimensões comunicativas no ensino de

línguas. Campinas, SP: Pontes, 1993.

BROWN, H. D. Teaching by principles: na interactive approach to language

pedagogy. New Jersey: San Francisco State Univesrsity, 1994.

ELLIS, R. SLA Research and language teaching. New York: Oxford University

Press, 1997.

GERALDI, J. W. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação.

Campinas, SP: Mercado de Letras – ALB, 1996.

NUNAN, D. Designing tasks for the communicative classroom. 1st ed.

Cambridge: Cambridge University Press, 1989.

PERERA, K. Language acquisition and writing. In: FLETCHER, P. e GARMAN, M. (eds.) Language acquisition: studies in first language development. 2 ed. Cambridge: University Press, 1986.

RICHTER, M. G. Ensino do português e interatividade. Santa Maria: Ed. da

UFSM, 2000.

WIDDOWSON, H. G. Aspects of language teaching. New York: Oxford

University Press, 1990.

WIDDOWSON, H. G. O ensino de línguas para a comunicação. Campinas,

SP: Pontes, 1991.

##submission.downloads##

Pubblicato

2018-03-11

Come citare

Richter, M. G., & Balbinot, M. (2018). A ABORDAGEM COMUNICATIVA NA AQUISIÇÃO DE LÍNGUA ESCRITA. Linguagens & Cidadania, 3(2). https://doi.org/10.5902/1516849231505

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

1 2 > >>