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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

                                     Normas para submissão

1.      Para submeter um trabalho à revista Linguagens & Cidadania, o autor deve se cadastrar no SEER – Linguagens & Cidadania e seguir todos os passos para a submissão de seu trabalho.

 

Tutorial de submissão

Os autores devem realizar o cadastro (Login/Senha) no site da revista, na seção "Submissões Online". Preencher corretamente o perfil e escolher a opção "AUTOR", observando os campos obrigatórios de preenchimento (os que estão acompanhados de asterisco). É importante "salvar" as informações registradas. Depois de ter realizado esses passos, em "Submissões Ativas", iniciar o processo de submissão por meio do link "Clique aqui para Iniciar o Processo de Submissão" e realizar os cinco passos básicos: 

 

1- Início: Iniciar o processo de submissão, concordando com as condições estabelecidas pela revista (marcar as caixas de seleção das condições e da declaração de direito autoral) e selecionando a seção respectiva (artigo, ensaio ou resenha).

 

2- Inclusão de metadados: Indicar, nas caixas respectivas, os dados principais – nome, sobrenome (o sistema traduz como prenome e nome), e-mail, instituição, cidade, estado e país, resumo da biografia, título, resumo e referências completas utilizadas no artigo – e, caso necessário, os financiamentos de agências de fomento relacionados ao trabalho a ser publicado.

 

3- Transferência de originais: Realizar a transferência do arquivo para o sistema, clicando em “Escolher arquivo” e, após a seleção do arquivo em Word 6.0, clicar em “Transferir”.

 

4- Transferência de documentos suplementares: Enviar documentação que comprove a titulação dos autores. Caso não ocorra o envio da documentação o artigo não poderá ser publicado.

 

5- Confirmação: Clicar em “Concluir a submissão”.

 

 

2.      São aceitos trabalhos em português, inglês e espanhol em um dos três gêneros a seguir:

- Artigo: no mínimo 10 (dez) e no máximo 20 (vinte) páginas com referências incluídas, contendo relato e discussão de resultados de pesquisa, ou de pesquisa bibliográfica, ou de atividades de ensino e extensão.

- Ensaio: no mínimo 08 (oito) e no máximo 10 (dez) páginas com referências incluídas, contendo discussão aprofundada acerca de uma questão teórica e/ou metodológica relevante na área; título centralizado, em maiúsculas e negrito no alto da página.

- Resenha: no mínimo 02 (duas) e no máximo 5 (cinco) páginas, contendo breve descrição e avaliação de um objeto cultural relevante na área (livro, filme, documentário); referência bibliográfica a que se refere a resenha no alto da página. Aceitam-se resenhas de livros de interesse da Linguística, Literatura e/ou Educação, publicados nos últimos 5 anos.

            No final das normas, apresentamos templates que podem orientar a formatação dos textos.

 

3.      Formato: .doc ou .docx

 

4.      Estrutura dos gêneros:

- Título do artigo: Em maiúsculas e em negrito, centralizado no alto da primeira página, em espaçamento simples entre as linhas, tamanho 14.

*Resenha não terá título, mas apresentará as referência(s) bibliográfica(s) do(s) texto(s) resenhado(s), organizada(s) de acordo com as normas da ABNT;

- Nome do autor: Por extenso duas linhas abaixo do título, alinhado à direita seguido da sigla da instituição a que pertence.

- Resumo do artigo: Justificado, deve conter objetivos, referencial teórico, resultados e conclusão, em fonte tamanho 10, espaço simples, sem adentramento, com extensão de 100 a 250 palavras. Resenha não apresentará resumo.

- Palavras-chave: 3(três) a 5(cinco), com iniciais maiúsculas e separadas por ponto, justificado, separada do “Resumo” por um espaço simples em branco.

- Abstract: corresponde ao resumo em língua estrangeira (inglês ou espanhol), segue mesma formatação do resumo. Sendo o artigo em língua estrangeira, o abstract deve ser em português. No caso da resenha, não há necessidade de abstract.

- Keywords: palavras-chave na língua estrangeira escolhida; no mesmo formato das “palavras-chave”.

- Corpo do texto: duas linhas abaixo das palavras-chave, entrelinhas 1,5, fonte tamanho 12, justificado, adentramento de 1,25.

 

5.      Formatação e numeração de seções e alíneas: numeração progressiva para as seções do texto. Os títulos das seções primárias serão grafados em maiúsculo e negrito.

 

6.      Os títulos e subtítulos devem ser destacados gradativamente no texto e o destaque tipográfico deve ser o seguinte:

          SEÇÃO PRIMÁRIA       Seção secundária       Seção terciária

                     1                                  1.1                         1.1.1

                     2                                  2.1                         2.1.1

 

7.      Citações no corpo do texto: consultar Manual de Dissertações e Teses da Universidade Federal de Santa Maria (http://w3.ufsm.br/biblioteca/phocadownload/Manual_de_Dissertacoes_e_Teses-2015.pdf).

 

8.      Quadros: título acima, fonte Times New Roman 12, com indicação da fonte quando previamente publicado(s).

 

9.      Figuras: título abaixo, fonte Times New Roman 12.

 

10.  Notas: devem ser colocadas ao pé da página e numeradas sequencialmente. Não utilizar notas no xxx... do texto.

 

11.  Referências: reunidas no final do trabalho em uma única lista, alinhadas à esquerda, em espaço simples e separadas entre si por um espaço simples em branco. O nome de cada obra deve estar em negrito. Para as referências, consultar Manual de Dissertações e Teses da Universidade Federal de Santa Maria (http://w3.ufsm.br/biblioteca/phocadownload/Manual_de_Dissertacoes_e_Teses-2015.pdf) e os templates que apresentamos.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word 6.0 ou superior (.doc ou .docx).
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página "Sobre a Revista".
  5. Ao menos um dos autores deve ser Mestre ou Doutor. Todos os autores da submissão são considerados responsáveis pelo conteúdo, em condições de responder pelo trabalho submetido.
 

Declaração de Direito Autoral

Ficam concedidos a Linguagens & Cidadania todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.