Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Ao menos um dos autores deve ser Mestre ou Doutor. Todos os autores da submissão são considerados responsáveis pelo conteúdo, em condições de responder pelo trabalho submetido.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word 6.0 ou superior (.doc ou .docx).
  • O arquivo da submissão está ANÔNIMO para possibilitar a AVALIAÇÃO ÀS CEGAS POR PARES.
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O arquivo da submissão está nas NORMAS DE PUBLICAÇÃO/SUBMISSÃO DA REVISTA.

    Normas disponíveis em: <https://periodicos.ufsm.br/LeC/about/submissions#onlineSubmissions%20>.

Diretrizes para Autores

                                     Normas para submissão

1.      Para submeter um trabalho à revista Linguagens & Cidadania, o autor deve se cadastrar no SEER – Linguagens & Cidadania e seguir todos os passos para a submissão de seu trabalho.

 

Tutorial de submissão

Os autores devem realizar o cadastro (Login/Senha) no site da revista, na seção "Submissões Online". Preencher corretamente o perfil e escolher a opção "AUTOR", observando os campos obrigatórios de preenchimento (os que estão acompanhados de asterisco). É importante "salvar" as informações registradas. Depois de ter realizado esses passos, em "Submissões Ativas", iniciar o processo de submissão por meio do link "Clique aqui para Iniciar o Processo de Submissão" e realizar os cinco passos básicos: 

 

1 - Início: Iniciar o processo de submissão, concordando com as condições estabelecidas pela revista (marcar as caixas de seleção das condições e da declaração de direito autoral) e selecionando a seção respectiva (artigo, ensaio ou resenha).

 

2 - Inclusão de metadados: Indicar, nas caixas respectivas, os dados principais de tod@s @s autor@s– nome, sobrenome (o sistema traduz como prenome e nome), e-mail, instituição, cidade, estado e país, resumo da biografia, título, resumo e referências completas utilizadas no artigo – e, caso necessário, os financiamentos de agências de fomento relacionados ao trabalho a ser publicado.

 

3 - Transferência de originais: Realizar a transferência do arquivo sem autoria para o sistema, clicando em “Escolher arquivo” e, após a seleção do arquivo em Word 6.0, clicar em “Transferir”.

 

4 - Transferência de documentos suplementares: Enviar documentação que comprove a titulação dos autores. Caso não ocorra o envio da documentação o artigo não poderá ser publicado.

 

5 - Confirmação: Clicar em “Concluir a submissão”.

 

 

2.      São aceitos trabalhos em português, inglês e espanhol em um dos três gêneros a seguir:

- Artigo: no mínimo 10 (dez) e no máximo 20 (vinte) páginas com referências incluídas, contendo relato e discussão de resultados de pesquisa, ou de pesquisa bibliográfica, ou de atividades de ensino e extensão.

- Ensaio: no mínimo 08 (oito) e no máximo 10 (dez) páginas com referências incluídas, contendo discussão aprofundada acerca de uma questão teórica e/ou metodológica relevante na área; título centralizado, em maiúsculas e negrito no alto da página.

- Resenha: no mínimo 02 (duas) e no máximo 5 (cinco) páginas, contendo breve descrição e avaliação de um objeto cultural relevante na área (livro, filme, documentário); referência bibliográfica a que se refere a resenha no alto da página. Aceitam-se resenhas de livros de interesse da Linguística, Literatura e/ou Educação, publicados nos últimos 5 anos.

            No final das normas, apresentamos templates que podem orientar a formatação dos textos.

 

3.      Formato: .doc ou .docx

 

4.      Estrutura dos gêneros:

- Título do artigo: Em maiúsculas e em negrito, centralizado no alto da primeira página, em espaçamento simples entre as linhas, tamanho 14.

*Resenha não terá título, mas apresentará as referência(s) bibliográfica(s) do(s) texto(s) resenhado(s), organizada(s) de acordo com as normas da ABNT;

- Nome do autor: Não deve constar no arquivo enviado para submissão. O texto submetido deve possibilitar a avaliação por pares às cegas.

- Resumo do artigo: Justificado, deve conter objetivos, referencial teórico, resultados e conclusão, em fonte tamanho 10, espaço simples, sem adentramento, com extensão de 100 a 250 palavras. Resenha não apresentará resumo.

- Palavras-chave: 3(três) a 5(cinco), com iniciais maiúsculas e separadas por ponto, justificado, separada do “Resumo” por um espaço simples em branco.

- Abstract: corresponde ao resumo em língua estrangeira (inglês ou espanhol), segue mesma formatação do resumo. Sendo o artigo em língua estrangeira, o abstract deve ser em português. No caso da resenha, não há necessidade de abstract.

- Keywords: palavras-chave na língua estrangeira escolhida; no mesmo formato das “palavras-chave”.

- Corpo do texto: duas linhas abaixo das palavras-chave, entrelinhas 1,5, fonte tamanho 12, justificado, adentramento de 1,25.

 

5.      Formatação e numeração de seções e alíneas: numeração progressiva para as seções do texto. Os títulos das seções primárias serão grafados em maiúsculo e negrito e DEVEM ser numerados.

 

6.      Os títulos e subtítulos devem ser destacados gradativamente no texto e o destaque tipográfico deve ser o seguinte:

          SEÇÃO PRIMÁRIA       Seção secundária       Seção terciária

                     1                                  1.1                         1.1.1

                     2                                  2.1                         2.1.1

 

7.      Citações no corpo do texto: consultar Manual de Dissertações e Teses da Universidade Federal de Santa Maria (http://w3.ufsm.br/biblioteca/phocadownload/Manual_de_Dissertacoes_e_Teses-2015.pdf).

 

8.      Quadros: título acima, fonte Times New Roman 12, com indicação da fonte abaixo do Quadro quando previamente publicado(s).

 

9.      Figuras: título acima, fonte Times New Roman 12, com indicação da fonte abaixo da Figura quando previamente publicado(s).

 

10.  Notas: devem ser colocadas ao pé da página e numeradas sequencialmente. Não utilizar notas no corpo do texto.

 

11.  Referências: reunidas no final do trabalho em uma única lista, alinhadas à esquerda, em espaço simples e separadas entre si por um espaço simples em branco. O nome de cada obra deve estar em negrito. Para as referências, consultar Manual de Dissertações e Teses da Universidade Federal de Santa Maria (http://w3.ufsm.br/biblioteca/phocadownload/Manual_de_Dissertacoes_e_Teses-2015.pdf) e os templates que apresentamos.

 

Número Regular

Nos Comentários ao Editor, deixar especificado o gênero textual do trabalho (artigo, ensaio ou resenha).

Número Especial

Nos Comentários ao Editor, deixar especificado o gênero textual do trabalho (artigo, ensaio ou resenha).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.