Metacontexto intercultural e diário docente

Autores

  • Marcos Gustavo Richter Universidade Federal de Santa Maria
  • Dioni Maria dos Santos Paz Universidade Estadual do RGS

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228963

Palavras-chave:

Metacontexto intercultural, Diário docente, Hispanofalantes

Resumo

O objetivo deste artigo é tecer algumas considerações sobre práticas sociais docentes relatadas em um diário concebido como gênero textual ligado à formação inicial, na vertente teórica de Bakhtin (1992) e Bronckart (1999). Para tanto, serão consideradas as crenças e a cultura de ensinar de uma acadêmica-professora em um curso de português para hispanofalantes. Essa acadêmica, conforme podemos indiciar a partir de seu texto, procedeu a uma horizontalização superadora das hierarquias e diferenças interculturais, elicitando a emergência de uma relação do aluno com o contexto pessoal até antes apagado e propiciando, dessa forma, a construção de um metacontexto intercultural de prática de leitura.

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Biografia do Autor

Marcos Gustavo Richter, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e Pós-Doutorado em Linguística de Corpus pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Aposentou-se em 2016 como professor titular- pós-doutor do Departamento de Letras Vernáculas do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria-RS. Reuniu experiência principalmente nas áreas de Semiótica e Educação, com ênfase em Educação Permanente, atuando nos seguintes temas: formação de professores, ensino de línguas e ensino do português. 

Dioni Maria dos Santos Paz, Universidade Estadual do RGS

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1973), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do RGS. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, metodologia, formação de professores, língua portuguesa e publicidade

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Publicado

2017-09-07

Como Citar

Richter, M. G., & Paz, D. M. dos S. (2017). Metacontexto intercultural e diário docente. Linguagens & Cidadania, 6(1). https://doi.org/10.5902/1516849228963

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