A teoria de Gough e o modelo ascendente de leitura

Autores

  • Dioni Maria dos Santos Paz Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade em Cruz Alta

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228337

Palavras-chave:

Teoria de Gough, Leitura

Resumo

Este texto objetiva mostrar um modelo de leitura em nível de cognição: o modelo bottom-up de Gough (1972,1985). Em linhas gerais, essa teoria defende a idéia de que o estudo do vocabulário é um importante propósito durante o processo da leitura tanto em primeira língua quanto em segunda língua, porém defendemos a tese de que o desenvolvimento do vocabulário e as habilidades gramaticais só surtirão efeitos positivos quando estudados em redes semânticas e conceituais.

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Biografia do Autor

Dioni Maria dos Santos Paz, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade em Cruz Alta

Possui Graduação em Letras-Português/Inglês e respectivas literaturas (UFSM-1973), Especialização em Língua Portuguesa (UFSM-1982), Mestrado em Letras-Estudos Linguísticos (UFSM-1996) e Doutorado em Letras-Estudos Linguísticos (UFSM-2006). Ocupou o cargo de Professor Adjunto da UFSM. Atualmente ocupa o cargo de Professor Adjunto da Universidade Estadual do RGS (UERGS). Possui larga experiência em Formação de Professores. Sua linha de pesquisa transita entre Semântica, Pragmática, Gêneros Textuais e Linguística Aplicada em Língua Portuguesa.

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Publicado

2017-07-28

Como Citar

Paz, D. M. dos S. (2017). A teoria de Gough e o modelo ascendente de leitura. Linguagens & Cidadania, 8(1). https://doi.org/10.5902/1516849228337