Formação de conceitos de leitura: relação com a cognição e os processos de significação

Autores

  • Dioni Maria dos Santos Paz Universidade Estadual do RGS

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849230362

Palavras-chave:

Leitura, Cognição, Significação

Resumo

Este artigo pretende ser um instrumento de reflexão sobre a formação de conceitos de leitura de futuros profissionais e formadores, envolvidos com a tarefa de ensinar leitura em sala de aula, pois compreendemos a formação acadêmica como mais uma fase formativa do ser humano que, em interação com os demais indivíduos sociais, cria as diferentes possibilidades de construção e reconstrução de seus conceitos sobre as coisas do mundo. Tal constatação no faz repensar a leitura como fator primordial na construção do indivíduo como sujeito da história e da cultura.

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Biografia do Autor

Dioni Maria dos Santos Paz, Universidade Estadual do RGS

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1973), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do RGS.

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Publicado

2017-12-10

Como Citar

Paz, D. M. dos S. (2017). Formação de conceitos de leitura: relação com a cognição e os processos de significação. Linguagens & Cidadania, 5(2). https://doi.org/10.5902/1516849230362