Formação de conceitos de leitura: relação com a cognição e os processos de significação

Autori

  • Dioni Maria dos Santos Paz Universidade Estadual do RGS

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849230362

Parole chiave:

Leitura, Cognição, Significação

Abstract

Este artigo pretende ser um instrumento de reflexão sobre a formação de conceitos de leitura de futuros profissionais e formadores, envolvidos com a tarefa de ensinar leitura em sala de aula, pois compreendemos a formação acadêmica como mais uma fase formativa do ser humano que, em interação com os demais indivíduos sociais, cria as diferentes possibilidades de construção e reconstrução de seus conceitos sobre as coisas do mundo. Tal constatação no faz repensar a leitura como fator primordial na construção do indivíduo como sujeito da história e da cultura.

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Biografia autore

Dioni Maria dos Santos Paz, Universidade Estadual do RGS

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1973), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do RGS.

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Pubblicato

2017-12-10

Come citare

Paz, D. M. dos S. (2017). Formação de conceitos de leitura: relação com a cognição e os processos de significação. Linguagens & Cidadania, 5(2). https://doi.org/10.5902/1516849230362