Formação de conceitos de leitura: relação com a cognição e os processos de significação
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849230362Parole chiave:
Leitura, Cognição, SignificaçãoAbstract
Este artigo pretende ser um instrumento de reflexão sobre a formação de conceitos de leitura de futuros profissionais e formadores, envolvidos com a tarefa de ensinar leitura em sala de aula, pois compreendemos a formação acadêmica como mais uma fase formativa do ser humano que, em interação com os demais indivíduos sociais, cria as diferentes possibilidades de construção e reconstrução de seus conceitos sobre as coisas do mundo. Tal constatação no faz repensar a leitura como fator primordial na construção do indivíduo como sujeito da história e da cultura.Downloads
Riferimenti bibliografici
BRASIL.MEC. Projeto pró-leitura na formação do professor. Brasília: MEC/SEF, 1996.
D’ANDRADE, Roy. A folk model of mind. In: Holland, D., Quinn,N. Cultural models in language & thought. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.
FARNHAM-DIGGORY, Sílvia. Cognitive process in education. New York: Harper Collins, 1992.
KATO, Mary. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes,1995.
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas; Pontes,1989.
OLIVEIRA, Martha Kohl de. Vygotsky aprendizagem e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione,1997.
OLIVEIRA, Marcos, Oliveira Marta (orgs). Investigações cognitivas: conceitos, linguagem e cultura. Porto Alegre: Artes Médicas,1999.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes,1993.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. ¨ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
RICHTER, Marcos; Moreira, Tânia; Souza, Rosângela. A leitura de diários como prática social reflexiva . Expressão.CAL.UFSM. jan/jun/2003.