Formação de conceitos de leitura: relação com a cognição e os processos de significação

Auteurs-es

  • Dioni Maria dos Santos Paz Universidade Estadual do RGS

DOI :

https://doi.org/10.5902/1516849230362

Mots-clés :

Leitura, Cognição, Significação

Résumé

Este artigo pretende ser um instrumento de reflexão sobre a formação de conceitos de leitura de futuros profissionais e formadores, envolvidos com a tarefa de ensinar leitura em sala de aula, pois compreendemos a formação acadêmica como mais uma fase formativa do ser humano que, em interação com os demais indivíduos sociais, cria as diferentes possibilidades de construção e reconstrução de seus conceitos sobre as coisas do mundo. Tal constatação no faz repensar a leitura como fator primordial na construção do indivíduo como sujeito da história e da cultura.

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Biographie de l'auteur-e

Dioni Maria dos Santos Paz, Universidade Estadual do RGS

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1973), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do RGS.

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Publié-e

2017-12-10

Comment citer

Paz, D. M. dos S. (2017). Formação de conceitos de leitura: relação com a cognição e os processos de significação. Linguagens & Cidadania, 5(2). https://doi.org/10.5902/1516849230362