A DIMENSÃO SOCIAL E RECEPTIVA DO PROCESSO DE LEITURA: UMA CONCEPÇÃO INTERACIONISTA
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849231520Palavras-chave:
Leitura, InteracionismoResumo
Este artigo objetiva enfocar a leitura como algo dialético e dinâmico, capaz de descrever como funciona a interatividade entre o professor, o aluno e o meio. A fundamentação teórica está firmada em Luria (1990), Vygotsky (1994) e Richter (2000), que argumentam ser a interação uma forma de tornar o conhecimento socialmente construído. Da mesma forma, procurar-se-á mostrar como o processo do método recepcional de leitura, defendido por Bordini e Aguiar (1988), poderá ser praticado em sala de aula, transformando o ato de ler em um produto de investigação e interação com o meio social.Downloads
Referências
BORDINI, Maria da Glória, AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 4 ed. São Paulo: Cortez,1983.
LURIA, Alexander R. Desenvolvimento cognitivo: seus fundamentos culturais e sociais. São Paulo: Ícone, 1990.
RICHTER, Marcos Gustavo. Ensino de português e interatividade. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2000.
VYGOTSKY, Lev S., LURIA, Alexander R., LEONTIEV, Alexis N. Linguagem,
desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1992.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos
processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fortes, 1994.
WIDDOWSON. Henry G. O ensino de línguas para a comunicação. Campinas: Pontes, 1991.