A DIMENSÃO SOCIAL E RECEPTIVA DO PROCESSO DE LEITURA: UMA CONCEPÇÃO INTERACIONISTA

Autores

  • Dioni Maria dos Santos Paz Universidade Estadual do RGS

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849231520

Palavras-chave:

Leitura, Interacionismo

Resumo

Este artigo objetiva enfocar a leitura como algo dialético e dinâmico, capaz de descrever como funciona a interatividade entre o professor, o aluno e o meio. A fundamentação teórica está firmada em Luria (1990), Vygotsky (1994) e Richter (2000), que argumentam ser a interação uma forma de tornar o conhecimento socialmente construído. Da mesma forma, procurar-se-á mostrar como o processo do método recepcional de leitura, defendido por Bordini e Aguiar (1988), poderá ser praticado em sala de aula, transformando o ato de ler em um produto de investigação e interação com o meio social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dioni Maria dos Santos Paz, Universidade Estadual do RGS

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1973), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do RGS.

Referências

BORDINI, Maria da Glória, AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 4 ed. São Paulo: Cortez,1983.

LURIA, Alexander R. Desenvolvimento cognitivo: seus fundamentos culturais e sociais. São Paulo: Ícone, 1990.

RICHTER, Marcos Gustavo. Ensino de português e interatividade. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2000.

VYGOTSKY, Lev S., LURIA, Alexander R., LEONTIEV, Alexis N. Linguagem,

desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1992.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos

processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fortes, 1994.

WIDDOWSON. Henry G. O ensino de línguas para a comunicação. Campinas: Pontes, 1991.

Downloads

Publicado

2018-03-11

Como Citar

Paz, D. M. dos S. (2018). A DIMENSÃO SOCIAL E RECEPTIVA DO PROCESSO DE LEITURA: UMA CONCEPÇÃO INTERACIONISTA. Linguagens & Cidadania, 2(2). https://doi.org/10.5902/1516849231520