A DIMENSÃO SOCIAL E RECEPTIVA DO PROCESSO DE LEITURA: UMA CONCEPÇÃO INTERACIONISTA

Auteurs-es

  • Dioni Maria dos Santos Paz Universidade Estadual do RGS

DOI :

https://doi.org/10.5902/1516849231520

Mots-clés :

Leitura, Interacionismo

Résumé

Este artigo objetiva enfocar a leitura como algo dialético e dinâmico, capaz de descrever como funciona a interatividade entre o professor, o aluno e o meio. A fundamentação teórica está firmada em Luria (1990), Vygotsky (1994) e Richter (2000), que argumentam ser a interação uma forma de tornar o conhecimento socialmente construído. Da mesma forma, procurar-se-á mostrar como o processo do método recepcional de leitura, defendido por Bordini e Aguiar (1988), poderá ser praticado em sala de aula, transformando o ato de ler em um produto de investigação e interação com o meio social.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Dioni Maria dos Santos Paz, Universidade Estadual do RGS

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1973), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do RGS.

Références

BORDINI, Maria da Glória, AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 4 ed. São Paulo: Cortez,1983.

LURIA, Alexander R. Desenvolvimento cognitivo: seus fundamentos culturais e sociais. São Paulo: Ícone, 1990.

RICHTER, Marcos Gustavo. Ensino de português e interatividade. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2000.

VYGOTSKY, Lev S., LURIA, Alexander R., LEONTIEV, Alexis N. Linguagem,

desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1992.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos

processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fortes, 1994.

WIDDOWSON. Henry G. O ensino de línguas para a comunicação. Campinas: Pontes, 1991.

Téléchargements

Publié-e

2018-03-11

Comment citer

Paz, D. M. dos S. (2018). A DIMENSÃO SOCIAL E RECEPTIVA DO PROCESSO DE LEITURA: UMA CONCEPÇÃO INTERACIONISTA. Linguagens & Cidadania, 2(2). https://doi.org/10.5902/1516849231520