Formação de conceitos de leitura: relação com a cognição e os processos de significação

Authors

  • Dioni Maria dos Santos Paz Universidade Estadual do RGS

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849230362

Keywords:

Leitura, Cognição, Significação

Abstract

Este artigo pretende ser um instrumento de reflexão sobre a formação de conceitos de leitura de futuros profissionais e formadores, envolvidos com a tarefa de ensinar leitura em sala de aula, pois compreendemos a formação acadêmica como mais uma fase formativa do ser humano que, em interação com os demais indivíduos sociais, cria as diferentes possibilidades de construção e reconstrução de seus conceitos sobre as coisas do mundo. Tal constatação no faz repensar a leitura como fator primordial na construção do indivíduo como sujeito da história e da cultura.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Dioni Maria dos Santos Paz, Universidade Estadual do RGS

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1973), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do RGS.

References

BRASIL.MEC. Projeto pró-leitura na formação do professor. Brasília: MEC/SEF, 1996.

D’ANDRADE, Roy. A folk model of mind. In: Holland, D., Quinn,N. Cultural models in language & thought. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.

FARNHAM-DIGGORY, Sílvia. Cognitive process in education. New York: Harper Collins, 1992.

KATO, Mary. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes,1995.

KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas; Pontes,1989.

OLIVEIRA, Martha Kohl de. Vygotsky aprendizagem e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione,1997.

OLIVEIRA, Marcos, Oliveira Marta (orgs). Investigações cognitivas: conceitos, linguagem e cultura. Porto Alegre: Artes Médicas,1999.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes,1993.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. ¨ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

RICHTER, Marcos; Moreira, Tânia; Souza, Rosângela. A leitura de diários como prática social reflexiva . Expressão.CAL.UFSM. jan/jun/2003.

Published

2017-12-10

How to Cite

Paz, D. M. dos S. (2017). Formação de conceitos de leitura: relação com a cognição e os processos de significação. Linguagens & Cidadania, 5(2). https://doi.org/10.5902/1516849230362