A teoria de Gough e o modelo ascendente de leitura

Authors

  • Dioni Maria dos Santos Paz Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade em Cruz Alta

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228337

Keywords:

Teoria de Gough, Leitura

Abstract

Este texto objetiva mostrar um modelo de leitura em nível de cognição: o modelo bottom-up de Gough (1972,1985). Em linhas gerais, essa teoria defende a idéia de que o estudo do vocabulário é um importante propósito durante o processo da leitura tanto em primeira língua quanto em segunda língua, porém defendemos a tese de que o desenvolvimento do vocabulário e as habilidades gramaticais só surtirão efeitos positivos quando estudados em redes semânticas e conceituais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Dioni Maria dos Santos Paz, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade em Cruz Alta

Possui Graduação em Letras-Português/Inglês e respectivas literaturas (UFSM-1973), Especialização em Língua Portuguesa (UFSM-1982), Mestrado em Letras-Estudos Linguísticos (UFSM-1996) e Doutorado em Letras-Estudos Linguísticos (UFSM-2006). Ocupou o cargo de Professor Adjunto da UFSM. Atualmente ocupa o cargo de Professor Adjunto da Universidade Estadual do RGS (UERGS). Possui larga experiência em Formação de Professores. Sua linha de pesquisa transita entre Semântica, Pragmática, Gêneros Textuais e Linguística Aplicada em Língua Portuguesa.

References

AEBERSOLD, J. A.; FIELD, M. L. From Reader to Reading Teacher: issues and strategies for second language classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

CARRELL, P.L. Interactive text processing: implications for ESL/second language reading classrooms. In: CARRELL, P.L; DEVINE, J.; ESKEY, D.E. (eds.). Interactive approaches to second language reading. Cambridge: Cambridge University Press, 1988, p. 239-257.

GOODMAN. Kenneth. Learning to read is natural. In: Conferência sobre teoria e prática da instrução do começo da leitura. University of Pittsburg, 1976.

GOODMAN. Kenneth. Unity in reading. In: SINGER H. & RUDDELL, R. B. Theoretical model and processes of reading. Newark Delaware: Internacional Reading Association, 1985, p. 813-840.

GOODMAN. Kenneth. The reading process. In: CARRELL, P. L.; DEVINE, J.; ESKEY, D.E. (eds.). Interactive approaches to second language reading. Cambridge: Cambridge University Press, 1988, p. 11-21.

GOUGH, P. B. One second of reading. In: KAVANAGH, J.F. & MATTINGLY, I.G. (orgs). Language by ear and by eye. Cambridge: MIT Press, 1972, p. 353-378).

GOUGH, P. B. One second of reading. In: SINGER H. & RUDDELL, R. B. Theoretical model and processes of reading. Newark Delaware: Internacional Reading Association, 1985, p. 661-686.

HALLIDAY, M. A. K; HASAN, R. Cohesion in English. London: Longman, 1976.

PAZ, D. M. S. Formação de conceitos de ensino de leitura em português como segunda língua. Tese (Doutorado em Letras - Estudos Lingüísticos). Universidade Federal de Santa Maria, RGS, 2006. RUMELHART, D. E. Toward na interactive model of reading. In: DORNIC, S. Attention and performance VI. Hillsdale, N.J.: Erlbaum, 1977, p. 575-603.

RUMELHART, D. E.Toward an interative model of reading. In: SINGER, H; RUDDELL, R. Theoretical models and process of reading. 3ed. Newark, International Reading Association, 1985, p. 722-751.

SAMUELS, J.; KAMIL, M. Models of the reading process. In: CARRELL, P. L.; DEVINE, J.; ESKEY, D.E. (eds). Interactive approaches to second language reading. Cambridge: Cambridge University Press, 1988, p. 22-36.

TOMITCH, L.M.B. Reading: text organization perception and working memory capacity. Unpublished doctoral dissertation. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada ao Inglês). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1995.

Published

2017-07-28

How to Cite

Paz, D. M. dos S. (2017). A teoria de Gough e o modelo ascendente de leitura. Linguagens & Cidadania, 8(1). https://doi.org/10.5902/1516849228337