Produção textual e ortografia: o papel de tarefas e projetos

Autores

  • Marcos Gustavo Richter Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849229192

Palavras-chave:

Produção textual, Ortografia, Projetos, Tarefas

Resumo

Este artigo propõe alternativas pedagógicas viáveis para o ensino da ortografia dentro de uma perspectiva comunicativa e interacionista de ensino de língua materna, que engloba o Ensino Centrado em Tarefas e a Pedagogia de Projeto. Tem sido constatado que alunos submetidos a esta abordagem pedagógica assimilam grosso modo a organização do tipo de texto que guia seus esforços, estruturam suas idéias com razoável pertinência, mas acabam cometendo uma série de erros ortográficos, incluindo erros de acentuação e de segmentação de formas livres. Sugerimos atividades lúdicas que predispõem o aluno a memorizar contextualizadamente, bem como a descobrir ou sistematizar regras morfológicas de geração de notações corretas baseadas em estudos de textos da mídia e, em outro momento, no artesanato morfossintático implicado na produção textual. A inserção da ludicidade nessas propostas de educação lingüística contribui para afrouxar a resistência do fator ortografia às intervenções pedagógicas no ensino do português. Além disso, a presente proposta se soma aos demais benefícios da pedagogia de tarefas e projetos, que basicamente consistem em instigar os alunos a buscar dados para a sua produção textual por meio de pesquisas e conduzir à reflexão sobre os aspectos específicos do gênero trabalhado, em seus vários níveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Gustavo Richter, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e Pós-Doutorado em Linguística de Corpus pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Aposentou-se em 2016 como professor titular- pós-doutor do Departamento de Letras Vernáculas do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria-RS. 

Referências

BAITELLO JR., NORVAL. O Animal Que Parou os Relógios. São Paulo: Annablume, 1997.

CARR, WILFRED; KEMMIS, STEPHEN. Becoming Critical. Philadelphia: The Falmer Press, 1986.

CUNNINGSWORTH, ALAN. Choosing Your Coursebook. Heinemann, 1995.

ELLIS, ROD. Understanding Second Language Acquisition. Oxford: Oxford University Press, 1987.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997.

RICHTER, MARCOS G. Pedagogia de Projeto no Ensino do Português. Santa Maria: CAL-UFSM. Inédito.

Downloads

Publicado

2017-09-24

Como Citar

Richter, M. G. (2017). Produção textual e ortografia: o papel de tarefas e projetos. Linguagens & Cidadania, 5(1). https://doi.org/10.5902/1516849229192

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>