Produção textual e ortografia: o papel de tarefas e projetos
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849229192Palavras-chave:
Produção textual, Ortografia, Projetos, TarefasResumo
Este artigo propõe alternativas pedagógicas viáveis para o ensino da ortografia dentro de uma perspectiva comunicativa e interacionista de ensino de língua materna, que engloba o Ensino Centrado em Tarefas e a Pedagogia de Projeto. Tem sido constatado que alunos submetidos a esta abordagem pedagógica assimilam grosso modo a organização do tipo de texto que guia seus esforços, estruturam suas idéias com razoável pertinência, mas acabam cometendo uma série de erros ortográficos, incluindo erros de acentuação e de segmentação de formas livres. Sugerimos atividades lúdicas que predispõem o aluno a memorizar contextualizadamente, bem como a descobrir ou sistematizar regras morfológicas de geração de notações corretas baseadas em estudos de textos da mídia e, em outro momento, no artesanato morfossintático implicado na produção textual. A inserção da ludicidade nessas propostas de educação lingüística contribui para afrouxar a resistência do fator ortografia às intervenções pedagógicas no ensino do português. Além disso, a presente proposta se soma aos demais benefícios da pedagogia de tarefas e projetos, que basicamente consistem em instigar os alunos a buscar dados para a sua produção textual por meio de pesquisas e conduzir à reflexão sobre os aspectos específicos do gênero trabalhado, em seus vários níveis.Downloads
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