A profissionalização do professor: condição necessária para uma prática respeitável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228336

Palavras-chave:

Profissionalização, Professor

Resumo

Este artigo tem por objetivo debater o problema da profissionalização do professor, examinando alguns aspectos teóricos e empíricos e traçando um comparativo com profissões afins já emancipadas. Partimos de uma pesquisa de textos que demonstram a importância da construção identitária para justificar teoricamente a tese da profissionalização do professor para, num segundo momento, refletirmos sobre as possibilidades e o grau de necessidade da construção de uma identidade profissional e da regulamentação de um território que delimite o universo de atua- ção desse profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Gustavo Richter, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e Pós-Doutorado em Linguística de Corpus pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Aposentou-se em 2016 como professor titular- pós-doutor do Departamento de Letras Vernáculas do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria-RS. Reuniu experiência principalmente nas áreas de Semiótica e Educação, com ênfase em Educação Permanente, atuando nos seguintes temas: formação de professores, ensino de línguas e ensino do português.

Jaci Rene Costa Garcia, Centro Universitário Franciscano

Possui graduação em Direito pela Universidade da Região da Campanha (1992), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2015). Atualmente é professor adjunto do Centro Universitário Franciscano. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Filosofia do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia, teoria do direito, filosofia do direito e hermenêutica.

Referências

BERTALANFFY, Ludwig von. Teoria Geral dos Sistemas. Tradução de Francisco M. Guimarães. Rio de janeiro: Petrópolis, Vozes, 2ª ed., 1975.

BHABHA, Homi K. O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Lingüísticas: O que Falar Quer Dizer. São Paulo: EDUSP, 1996.

ELIAS, Norbert. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.

GUERRA FILHO, Willis Santiago. Autopoiese do direito na sociedade pós moderna: introdução a uma teoria social sistêmica. Porto Alegre : Livraria do Advogado, 1997.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Enciclopédia das Ciências Filosóficas em Compêndio, vol. 1, A Ciência da Lógica. São Paulo: Loyola, 1995.

LUHMANN, Niklas. Sociologia do direito. Volumes I e II. Rio de Janeiro : Tempo Brasileiro , 1985.

MELLO, Elizabeth E. Práticas Discursivas na Construção de uma Imagem Institucional. São Paulo: PUCSP, 1999, Dissertação de Mestrado.

PROSS, Harry. Estructura simbólica del poder. Barcelona: Editorial Gustavo Gili S. A., 1980.

Downloads

Publicado

2017-07-28

Como Citar

Richter, M. G., & Garcia, J. R. C. (2017). A profissionalização do professor: condição necessária para uma prática respeitável. Linguagens & Cidadania, 8(1). https://doi.org/10.5902/1516849228336

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>