A Era Pós-Método: o professor como um intelectual
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849228979Palavras-chave:
Pós-método, LE, Professor,Resumo
Neste artigo, pretende-se discutir as idéias de alguns princípios pedagógicos, baseados nas observações em sala de aula e na literatura em Lingüística Aplicada, no ensino de línguas estrangeiras (LE) do que se convencionou chamar de Pós-Método. Para tal, começa-se discutindo a mudança no status dos métodos e abordagens no ensino de LE e os perigos de se adotar um único método ou abordagem como ideal para todos os contextos, em seguida destacam-se as contribuições que conhecimento de vários métodos e abordagens podem dar para os(as) professores(as) de LE, depois são discutidas as propostas feitas pelos principais autores da área, enfatizando a necessidade de uma mudança de postura na atitude do(a) professor(a) e, por fim, conclui-se argumentando que apenas por meio de sua qualificação continuada, reflexão sobre seu trabalho e observação de aspectos contextuais, o(a) professor(a) vai ser capaz de fazer julgamentos, a partir da teoria e de sua prática, e sugerir alternativas para um ensino de LE mais efetivo.
Downloads
Referências
ALLWRIGHT, D. The death of the method. Plenary paper for the SGAV Conference, Carleton University: Ottawa, may, 1991.
BAILEY, K. The best-laid plans: teachers’ in-class decisions to depart from their lesson plans. In: Baley, K. & Nunan, D. (org.) Voices from the language classroom. New York: Cambridge University Press, p. 15-40, 1996.
BROWN, H. D. Principles of language learning and teaching. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall, 1997.
LARSEN-FREEMAN, D. Techniques and principles in language teaching. Hong Kong: Oxford University Press, 2000.
GIROUX, H. A. Repensando a linguagem da Escola. In: GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Artes Médicas: Porto Alegre, p. 33-41, 1997.
GIROUX, H. A. Professores como intelectuais transformadores. In: GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Artes Médicas: Porto Alegre, p. 157-164, 1997.
KINCHELOE, J. L. Modernismo e passividade cognitiva da educação técnica do professor. In: KINCHELOE, J. L. A formação do professor como compromisso político: mapeando o pós-modernismo. Artes Médicas: Porto Alegre, p. 11-25, 1997.
KUMARAVADIVELU, B. The post-method: (E)merging strategies for second/foreign language teaching. In: TESOL Quarterly 28, p. 27-48, 1994.
KUMARAVADIVELU, B. Toward a postmethod pedagogy. In: TESOL Quarterly 35, p. 537-60, 2001.
PRABHU, N. S. There is no best method – why? TESOL Quarterly 24, p. 161-176, 1990.
RICHARDS, J. C. & RODGERS, T. Approaches and methods in language teaching. New York: Cambridge University Press, 2001.