A Era Pós-Método: o professor como um intelectual
DOI :
https://doi.org/10.5902/1516849228979Mots-clés :
Pós-método, LE, Professor,Résumé
Neste artigo, pretende-se discutir as idéias de alguns princípios pedagógicos, baseados nas observações em sala de aula e na literatura em Lingüística Aplicada, no ensino de línguas estrangeiras (LE) do que se convencionou chamar de Pós-Método. Para tal, começa-se discutindo a mudança no status dos métodos e abordagens no ensino de LE e os perigos de se adotar um único método ou abordagem como ideal para todos os contextos, em seguida destacam-se as contribuições que conhecimento de vários métodos e abordagens podem dar para os(as) professores(as) de LE, depois são discutidas as propostas feitas pelos principais autores da área, enfatizando a necessidade de uma mudança de postura na atitude do(a) professor(a) e, por fim, conclui-se argumentando que apenas por meio de sua qualificação continuada, reflexão sobre seu trabalho e observação de aspectos contextuais, o(a) professor(a) vai ser capaz de fazer julgamentos, a partir da teoria e de sua prática, e sugerir alternativas para um ensino de LE mais efetivo.
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