Espirais para pensar temas, perguntas e procedimentos metodológicos em pesquisa: Sobrejustaposições na interface corpo/educação/visualidades

Autores

  • Cristian Poletti Mossi

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734810731

Palavras-chave:

Metodologia, Pesquisa, Educação

Resumo

O artigo busca, inicialmente, lançar mão de uma visualidade para falar de pesquisa em educação – a intervenção artística Espiral do Conhecimento de André Dalmazzo – tentando operar com tais campos no que tange às temáticas, perguntas e procedimentos metodológicos com os quais nos relacionamos constantemente em empreitadas investigativas. Na materialidade da trajetória formativa e da atual investigação de um dos autores, o artigo busca operar com alguns conceitos sobrejustapostos na interface corpo/educação/visualidades. A composição com sobras resultantes de experiências formativas e de pesquisa é assumida como procedimento que institui um complexo capaz de colocar o pensamento em funcionamento em encontros produtivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristian Poletti Mossi

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul

Referências

ARTAUD, A. Para acabar com o julgamento de Deus (Pour en finir avec le jugement de dieu [1947]). In: WILLER, C. [tradução, seleção e notas]. Escritos de Antonin Artaud. Porto Alegre: L&PM, 1983, pp. 145-162.

BASBAUM, Ricardo. Além da pureza visual. Porto Alegre: Zouk, 2007.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Revista Brasileira de Educação, nº19, Jan/Fev/Mar/Abr/2002, pp.20-28.

COSTA, Marisa Vorraber. O magistério e a política cultural de representação e identidade.

In: COSTA, Marisa Vorraber. O magistério e a política cultural. Canoas, RS: Ed. da ULBRA, 2006, pp. 69-92.

DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. São Paulo: Perspectiva, 2011.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 3. Rio de

Janeiro: Ed. 34, 1996.

_______. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 4. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1997.

GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: Ed. 34, 1992.

KASTRUP, Virgínia. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

KINCHELOE, Joe L.; BERRY, Kathleen. Pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.

LEVY, Tatiana Salem. A experiência do fora: Blanchot, Foucault, Deleuze. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

LODDI, Laila Beatriz da Rocha. Casa de bricolador(a): cartografias de bricolagens. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Goiás (UFG)/Faculdade de Artes Visuais (FAV)-Goiânia/GO, 2010.

PEREIRA, Marcos Villela. Espaço aberto: a escrita acadêmica – do excessivo ao razoável.

In: Revista Brasileira de Educação. V.18. n.52. jan-mar. 2013, pp. 213-244.

Downloads

Publicado

2013-09-23

Como Citar

Mossi, C. P. (2013). Espirais para pensar temas, perguntas e procedimentos metodológicos em pesquisa: Sobrejustaposições na interface corpo/educação/visualidades. Revista Digital Do LAV, (11), 118–130. https://doi.org/10.5902/1983734810731

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.