O ateliê de arte na Educação Infantil: diálogos entre Brasil e Itália

Autores

  • Juliana Costa Muller Faculdade Municipal de Palhoça (FMP) Centro de Educação a distância Udesc CEAD.
  • Andresa Nascimento Portes Faculdade Municipal de Palhoça (FMP)
  • Denis Liberato Delfino Faculdade Municipal de Palhoça (FMP)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734865557

Palavras-chave:

ateliê, arte, Educação Infantil.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender, a partir de pesquisa bibliográfica, os desafios e as possibilidades do ateliê de arte na Educação Infantil e sua contribuição para o desenvolvimento da criança, inspirados na abordagem pedagógica de Reggio Emilia (IT). De objetivo exploratório, natureza básica e abordagem qualitativa, esta pesquisa teve como técnica a documentação. Destaca-se que a abordagem de Reggio Emilia, no que se refere à arte, aproxima-se do que as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), a Base Nacional Comum Curricular (2018) e a Base Curricular do município de Palhoça (2019) apresentam e orientam a respeito da arte nas instituições de Educação Infantil. Além disso, conclui-se que o ateliê contribui muito para as práticas pedagógicas com arte, e suas possibilidades não estão presas a esse espaço, o que torna possível tomar como referência e inspiração a abordagem de Reggio Emilia para a realidade das instituições de Educação Infantil brasileiras.

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Biografia do Autor

Juliana Costa Muller, Faculdade Municipal de Palhoça (FMP) Centro de Educação a distância Udesc CEAD.

Professora na Faculdade Municipal de Palhoça - FMP. Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Linha de Pesquisa: Educação e Comunicação. Pós-Graduada em Orientação e Supervisão Escolar pelo Instituto de Ciência, Educação e Tecnologia de Votuporanga - Faculdade Futura. Pós-Graduada em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Municipal de Palhoça - FMP. Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Atitude de Educação - FAEC. Pós-Graduada em Design Instrucional em EAD pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras - FACEL. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Municipal de São José - USJ. Pesquisadora do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte - NICA, sediado no Centro de Ciências em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina / UFSC (www.nica.ufsc.br), atua principalmente nos seguintes temas: educação. educação infantil. mídias. mídia-educação. tecnologias. criança e contemporaneidade. consumo. mediação. família. Atualmente está envolvida em projetos internacionais e nacionais que pesquisam cinema na escola; conteúdo midiático; aprendizagens formais e informais; multiletramentos de professores, jovens e crianças.

Andresa Nascimento Portes, Faculdade Municipal de Palhoça (FMP)

Licenciada em Pedagogia. Professora de Educação Infantil.

Denis Liberato Delfino, Faculdade Municipal de Palhoça (FMP)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia. Especialista em Metodologia do Ensino Interdisciplinar e Gestão Escolar e; Orientação Esolar e Supervisão. Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí. Atualmente é professor da Faculdade Municipal de Palhoça, Assistente de Educação da Rede Municipal de Ensino, atuando como Coordenador Educação de Jovens e Adultos. Docente nas disciplinas Educação de Jovens e Adultos e Estágio Interdisciplinar de Educação de Jovens e Adultos e Gestão do curso de Pedagogia - Faculdade Municipal de Palhoça. Membro como Pesquisador do GEPEJAI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens, Adultas e Idosas, da Universidade Federal da Fronteira Sul.

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

Muller, J. C., Nascimento Portes, A., & Delfino, D. L. (2021). O ateliê de arte na Educação Infantil: diálogos entre Brasil e Itália. Revista Digital Do LAV, 14(2), 083–108. https://doi.org/10.5902/1983734865557