O cinema abrindo alas para as aprendências no cotidiano escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734865040

Palavras-chave:

imagens cinematográficas, redes de conversações, movimentos inventivos curriculares.

Resumo

Este artigo problematiza a força das imagens cinematográficas em diferentes experiências de pesquisas realizadas em Vitória – ES. O primeiro movimento trata de pesquisas junto às crianças e professoras de Educação Infantil que, no encontro com as imagens cinema, produzem imagens de pensamentos, abrindo o campo dos possíveis para a composição de diferentes imagens-escola por meio do devir-criança inventivo. Já o segundo movimento apresenta como as ações criadas no cineclube Valente, localizado em uma Escola Estadual de Ensino Médio, fazem movimentar o currículo e os processos de aprenderensinar. Como metodologia, usa as redes de conversações nas quais indivíduos e grupos colocam-se em relação na produção de conhecimentos, saberes e afetos movidos pelos agenciamentos de formas/forças comunitárias, objetivando a expansão da potência de ação coletiva. Por fim, conclui que os movimentos de pesquisa com imagens-cinema em redes de conversações constituem-se como espaços de criação coletiva, na composição de outros possíveis para as escolas.

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Biografia do Autor

Sandra Kretli da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Professora Adjunta II, vinculada ao Departamento de Teorias e Práticas de Ensino da Universidade Federal do Espírito Santo. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/Ufes) e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGMPE/Ufes). Pós-doutora em Educação na linha de pesquisa em Currículos e Culturas do Programa de Pós-Graduação em Educação-Conhecimento e Inclusão Social, da FaE/UFMG. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na linha de pesquisa "Cultura, Currículo e Formação de Educadores".  Pesquisadora do Grupo de Pesquisa do CNPq "Com-versações com a filosofia da diferença em currículos e conversações de professores" (PPGE/Ufes), do Grupo de Pesquisa "Cotidiano Escolar e Currículo" (Proped/Uerj) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículos e Culturas (GECC), da FAE/UFMG. 

Ana Cláudia Santiago Zouain, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo - PPGMPE/UFES. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq Com-versações com a Filosofia da Diferença em Currículos e Formação de Professores, UFES.
Professora de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Vitória - ES.

Nathan Moretto Guzzo Fernandes, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo - PPGMPE/UFES. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq Com-versações com a Filosofia da Diferença em Currículos e Formação de Professores, PPGE/UFES.
Professor de Geografia, SEDU/ES.

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

Kretli da Silva, S., Santiago Zouain, A. C., & Moretto Guzzo Fernandes, N. (2021). O cinema abrindo alas para as aprendências no cotidiano escolar. Revista Digital Do LAV, 14(2), 229–246. https://doi.org/10.5902/1983734865040