Espirais para pensar temas, perguntas e procedimentos metodológicos em pesquisa: Sobrejustaposições na interface corpo/educação/visualidades
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734810731Schlagworte:
Metodologia, Pesquisa, EducaçãoAbstract
O artigo busca, inicialmente, lançar mão de uma visualidade para falar de pesquisa em educação – a intervenção artística Espiral do Conhecimento de André Dalmazzo – tentando operar com tais campos no que tange às temáticas, perguntas e procedimentos metodológicos com os quais nos relacionamos constantemente em empreitadas investigativas. Na materialidade da trajetória formativa e da atual investigação de um dos autores, o artigo busca operar com alguns conceitos sobrejustapostos na interface corpo/educação/visualidades. A composição com sobras resultantes de experiências formativas e de pesquisa é assumida como procedimento que institui um complexo capaz de colocar o pensamento em funcionamento em encontros produtivos.
Downloads
Literaturhinweise
ARTAUD, A. Para acabar com o julgamento de Deus (Pour en finir avec le jugement de dieu [1947]). In: WILLER, C. [tradução, seleção e notas]. Escritos de Antonin Artaud. Porto Alegre: L&PM, 1983, pp. 145-162.
BASBAUM, Ricardo. Além da pureza visual. Porto Alegre: Zouk, 2007.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Revista Brasileira de Educação, nº19, Jan/Fev/Mar/Abr/2002, pp.20-28.
COSTA, Marisa Vorraber. O magistério e a política cultural de representação e identidade.
In: COSTA, Marisa Vorraber. O magistério e a política cultural. Canoas, RS: Ed. da ULBRA, 2006, pp. 69-92.
DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. São Paulo: Perspectiva, 2011.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 3. Rio de
Janeiro: Ed. 34, 1996.
_______. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 4. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1997.
GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: Ed. 34, 1992.
KASTRUP, Virgínia. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
KINCHELOE, Joe L.; BERRY, Kathleen. Pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.
LEVY, Tatiana Salem. A experiência do fora: Blanchot, Foucault, Deleuze. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
LODDI, Laila Beatriz da Rocha. Casa de bricolador(a): cartografias de bricolagens. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Goiás (UFG)/Faculdade de Artes Visuais (FAV)-Goiânia/GO, 2010.
PEREIRA, Marcos Villela. Espaço aberto: a escrita acadêmica – do excessivo ao razoável.
In: Revista Brasileira de Educação. V.18. n.52. jan-mar. 2013, pp. 213-244.