Escritas, leituras, visualidades: povoamentos para pensar a aula (ou a docência) como zona de pesquisa

Autores

  • Cristian Poletti Mossi Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734823513

Palavras-chave:

Aula, Docência, Pesquisa, Escrita/Leitura, Visualidades

Resumo

A escrita deste texto insurge de uma zona entre dois projetos de pesquisa coordenados pelo seu autor, um já finalizado em dezembro do ano de 2015 e um iniciando suas atividades. Ambas as ações investigativas propõem aula, docência e pesquisa como instâncias de produção e criação que se cruzam e se de-formam (TADEU, 2000) entre escritas, leituras e visualidades. Nesse sentido, o texto é composto por três notas. A Nota 1 trata da aula como zona que possibilita o aparecimento, ou presentificação de docências. A Nota 2 inter-relaciona docência e pesquisa como zonas inseparáveis. E a Nota 3, compreendida no texto como uma nota transversal às duas anteriores, problematiza escrita, leitura e visualidades como potências para o pensamento enquanto inauguração do novo e não como mera recognição (DELEUZE, 2003a, 2003b, 2006).

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Biografia do Autor

Cristian Poletti Mossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor adjunto do Departamento de Ensino e Currículo (DEC) da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa Educação e Artes. Membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte e Docência – ARTEVERSA, ambos lotados no CNPq.

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Publicado

2016-08-17

Como Citar

Mossi, C. P. (2016). Escritas, leituras, visualidades: povoamentos para pensar a aula (ou a docência) como zona de pesquisa. Revista Digital Do LAV, 9(2), 061–074. https://doi.org/10.5902/1983734823513