Artes Integradas: reflexões iniciais de uma tese acerca das percepções do fazer docente em Arte no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734886302Palavras-chave:
Arte Educação, Ensino de Arte, Polivalência, Interdisciplinaridade, BNCCResumo
Este estudo circunscreve uma reflexão sobre o conceito proposto pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC no que se refere às Artes Integradas a partir das percepções de Licenciandos de Artes Visuais e Música na modalidade de Educação a Distância – EaD e semipresencial de uma Universidade Municipal e Professores de Arte de uma Rede Municipal de Ensino, ambas situadas na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte – SP. O presente artigo originou-se do extrato de uma dissertação que pesquisou o contexto e as inquietações da polivalência das linguagens artísticas no ensino de Arte e da problematização de uma tese que tem como escopo investigar o percurso de sistematização das Artes Integradas como unidade temática a partir das referências de professores da educação básica e expoentes da Arte Educação do Brasil. A metodologia da pesquisa foi de natureza qualitativa com base nos registros oficiais da BNCC e de referências bibliográficas e se complementa com uma pesquisa de campo para coleta sobre a percepção de licenciandos de Artes Visuais e Música e professores de Arte sobre a interpretação das Artes Integradas por meio de questionário. A análise qualitativa das informações ocorreu a partir de gráficos gerados pela plataforma Google Forms e do software Excel, assim como pelas nuvens de palavras produzidas pelo site Jason Davies. A reflexão revelou que os participantes concebem as Artes Integradas com uma abstração, assim como a própria BNCC.
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