‘De volta pra casa’: analogias como estratégia para o desenvolvimento do pensamento crítico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734875930

Palavras-chave:

Casa, Analogias, Consciência, Arte, Qualidade de vida

Resumo

Este artigo parte da hipótese de que o uso de analogias pode favorecer a compreensão de conceitos, os quais necessitam ser validados em determinados campos, além de possibilitar o desenvolvimento do pensamento crítico e as formulações de conclusões e de argumentos simbólicos. Por isso, a problematização que se aventa busca tencionar as analogias possíveis para o termo “casa”. Interessa suplantar o senso comum que atribui a essa palavra o significado apenas de espaço funcional para moradia e lugar de dentro. O objetivo foi valorizar o termo, exemplificando-o como lugar de dentro e de fora, ou seja, ora como habitação, ora como possibilidade de expressão artística, ora como corpo, e ora também como casa comum, dizendo respeito ao planeta. A metodologia de natureza básica nvolveu a abordagem qualitativa com ênfase interdisciplinar ao dialogar com teóricos de diferentes áreas: Carl G. Jung favorece a reflexão numa perspectiva psicológica; já outros, como Edgar Morin, compreendem a vida como um grande tecido entrelaçado, de forma que - juntamente com Marc Augé ampliam a relação entre a humanidade, seu meio e entorno. Por seu turno, Salles e Ostrower embasam as teorias sobre os processos criativos, a linguagem da arte e o uso imagético para representar os sintomas expressos no homem e em seu meio ambiente.

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Biografia do Autor

Isabel Orestes Silveira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Isabel Orestes Silveira possui Pós- doutorado pelo Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (IA/UNESP); é Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC/SP). Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da (IA/UNESP). Bacharel e Licenciatura em Pedagogia e em Educação Artística (UPM). É docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM). É pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa: Linguagem, sociedade e identidade - estudos sobre a mídia (CNPQ).

Paula Elisa Ricardo Serafim Daré, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (1990), especialização em Cinesiologia pelo Instituto Sedes Sapientiae (1995) e em Psicoterapia Junguiana pela Sociedade de Psicoterapia Junguiana e Departamento de Psiquiatria da Santa Casa de São Paulo (1994). Atualmente atua como psicóloga em consultório particular no atendimento de adolescentes e adultos, e como funcionária pública municipal na orientação e acompanhamento de pacientes com diabetes e/ou hipertensão. Analista Junguiana pelo Instituto Junguiano de São Paulo, membro da Associação Junguiana do Brasil e da International Association for Analytical Psychology (IAAP) e editora da revista Self - revista do Instituto Junguiano de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia analítica, psicologia e arte, psicologia e habitação. Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Silveira, I. O., & Daré, P. E. R. S. (2023). ‘De volta pra casa’: analogias como estratégia para o desenvolvimento do pensamento crítico. Revista Digital Do LAV, 16(1), e30/1–15. https://doi.org/10.5902/1983734875930

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