“Pra quê fazer teatro na escola?”: perspectivas do ensino de teatro na educação formal
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734888041Palavras-chave:
Teatro-educação, Teatro na educação, Pedagogia do teatro, Teatro para adolescentes, Teatro na educação formalResumo
O presente artigo busca compreender o desenvolvimento das práticas teatrais nas escolas de ensino básico regular, por meio de um levantamento das principais produções acadêmicas brasileiras em nível de mestrado e doutorado. Utilizando a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) como principal fonte de dados, a pesquisa abrangeu produções de 2018 a 2023, utilizando o descritor "Ensino de Teatro para Adolescentes". Foram encontrados 63 trabalhos, dos quais 33 atenderam ao critério de incluir o teatro como processo de desenvolvimento artístico e pedagógico com adolescentes. Focando na prática artístico-pedagógica do teatro no ambiente escolar, a análise delimitou-se aos trabalhos desenvolvidos no contexto da educação formal, resultando em 13 produções relevantes. Este levantamento oferece uma visão abrangente das abordagens e práticas teatrais nas escolas, destacando seu potencial estético e pedagógico no desenvolvimento de adolescentes.
Downloads
Referências
ALENCASTRO, Lidiane Cristina da Silva. Enfrentamento do bullying na escola: o Teatro do Oprimido como estratégia de intervenção. 2018, 103 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
ANDRADE, Ezequias Soares de. Partitura Dramática: uma proposta metodológica para o ensino de teatro em ambiente escolar. 2020, 68 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
BECKER, Daniel. O que é adolescência. Cidade: São Paulo: Ed. Brasiliense, 1999.
BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
BRASIL. Lei nº 12.852/2013, de agosto de 2013. O Estatuto da Juventude. Brasília: DF, agosto de 2013.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Brasília, DF, 1996.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e dá outras providências. Versão atualizada. Brasília, 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 8 maio 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Brasília, DF, 1997.
CAVALCANTI, Daniela Josper. O uso do método alba emoting aplicado aos jogos teatrais de Viola Spolin no ensino médio. 2023, 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
CHAIMSOHN, Joyce Sangolete. Encenando gênero em espaço de confiança: experiências pedagógicas e teatrais com adolescentes. 2018, 238 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.
CRUZ, Getulio Souza. Trajetória e significado de um grupo teatral no âmbito escolar: o espetáculo Seca do Grupo Cutucart. 2018, 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec Editora, 2003.
DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocações e dialogismo. São Paulo: Hucitec Editora, 2017.
DEWEY, John. Arte como experiência. Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FISCHER, Ernest. A necessidade da arte. Tradução Anna Bostock. Rio de Janeiro: Editora Guanabara,1987.
FRAGA, Juliana. O teatro com adolescentes como possibilidade pedagógica de letramento histórico para o enfrentamento de negacionismos e neofascismo. 2022, 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GOMES, Adriana Paes Leme Paiva. Onde está o herói?: processo de criação corporal com adolescentes no contexto educacional contemporâneo. 2020, 259 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2020.
HANSTED, Talitha Cardoso. "Eu seguro minha mão na sua": teatro na educação e construção da identidade. 2020, 239 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2020.
HOLANDA, Bianca Rodrigues. (PER) CURSOS DE OLHARES DE SI: entre o Teatro do Oprimido e a Mímese Corpórea no processo de Ensino-Aprendizagem. 2018, 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo, Perspectiva, 1999.
JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do ensino de teatro. Campinas: Papirus, 2001.
KOUDELA, Ingrid Dormian. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1992.
KOUDELA, Ingrid Dormian. Pedagogia do teatro. In: GUINSBURG, J.; FARIA, João Roberto; LIMA, Mariângela Alves de (orgs.). Dicionário do teatro brasileiro. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2009. p. 266.
NASCIMENTO, Tatiana Trindade Gomes. Adolescentes espectadores: um olhar teatral sobre o aluno do ensino médio. 2018, 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
PAIS, José Machado. A Construção Sociológica da Juventude - alguns contributos. Análise Social. XXV, 1990. p. 139-165.
PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. Entre o Mediterrâneo e o Atlântico: uma aventura real. São Paulo: Perspectiva, 2006.
ROCHA, Kauê Antonio da Silva. Teatro, jogo e adolescência: um encontro das potencialidades do jogo quando presente na escola. 2022, 177 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022.
RODRIGUES, Lisinei Fatima Dieguez. A construção da experiência teatral na educação básica pela exploração de dispositivos tecnológicos. 2020, 195 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.
SANTOS, Vera Lucia Bertoni dos; VELOSO, Verônica. In: ALMEIDA JUNIOR, José Simões; KOUDELA, Ingrid (Coords.). Léxico de pedagogia do teatro. São Paulo: Perspectiva; SP Escola de Teatro, 2015.
SOUZA, Lorena Oliveira de. Teatro Improvisacional na escola: espaço de escuta do adolescente. 2022, 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Psicologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022.
SPOLIN, Viola. Improvisação para teatro. São Paulo: Perspectiva, 2010.
SPOSITO, M. P. O Estado da Arte sobre juventude: uma introdução. In O Estado da Arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: educação, ciências sociais e serviço social (1999-2006) (p. 11-15). Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009.