“Pra quê fazer teatro na escola?”: perspectivas do ensino de teatro na educação formal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734888041

Palavras-chave:

Teatro-educação, Teatro na educação, Pedagogia do teatro, Teatro para adolescentes, Teatro na educação formal

Resumo

O presente artigo busca compreender o desenvolvimento das práticas teatrais nas escolas de ensino básico regular, por meio de um levantamento das principais produções acadêmicas brasileiras em nível de mestrado e doutorado. Utilizando a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) como principal fonte de dados, a pesquisa abrangeu produções de 2018 a 2023, utilizando o descritor "Ensino de Teatro para Adolescentes". Foram encontrados 63 trabalhos, dos quais 33 atenderam ao critério de incluir o teatro como processo de desenvolvimento artístico e pedagógico com adolescentes. Focando na prática artístico-pedagógica do teatro no ambiente escolar, a análise delimitou-se aos trabalhos desenvolvidos no contexto da educação formal, resultando em 13 produções relevantes. Este levantamento oferece uma visão abrangente das abordagens e práticas teatrais nas escolas, destacando seu potencial estético e pedagógico no desenvolvimento de adolescentes.

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Biografia do Autor

Jailton Ferreira de Oliveira Júnior, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Arte-educador, professor e artista de teatro. Mestre em Educação, Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ). Pós-graduado em Arte Educação e Pedagogia Social. Licenciado em Teatro pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Já atuou como professor e produtor cultural do SESC-PE e da Criative'se Cultural. Atualmente, Professor de Artes do Estado de Alagoas. Caminha na busca de experiências desafiadoras na área da criação teatral, produção cultural e pesquisa que aprofundem a relação da arte com a educação.

Mauricio Antunes Tavares, Fundacao Joaquim Nabuco

Doutor em Sociologia, Pesquisador Titular do Centro de Estudos em Cultura, Identidade e Memória da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) e docente do Programa Associado de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades (Fundaj / UFRPE). Tem interesse no estudo das relações entre educação e culturas, educação popular, movimentos sociais, juventudes e subjetividades coletivas, construindo conhecimentos à luz das perspectivas teóricas descolonizadoras. Pesquisador concursado na Fundaj desde 2007, onde também atuou como dirigente do Museu do Homem do Nordeste (2014-2016), Assessor da Presidência (2011-2013) e Coordenador Geral de Estudos em Educação (2009-2010). Tem experiência como pesquisador, educador, gestor e consultor em diferentes projetos de pesquisa, extensão cultural e intervenção social desenvolvidos em órgãos públicos e ONGs, em São Paulo e Recife. É editor-responsável do BLOG Movimentos Sociais, Educação e Identidades https://www.movimentossociaiseduca.org/.

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Publicado

2024-09-10

Como Citar

Júnior, J. F. de O., & Tavares, M. A. (2024). “Pra quê fazer teatro na escola?”: perspectivas do ensino de teatro na educação formal. Revista Digital Do LAV, 17(1), e14/1–21. https://doi.org/10.5902/1983734888041