A Abordagem Triangular como possibilidade educativa para o trabalho com Dança na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Autores

  • Renata Celina de Morais Otelo Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN
  • Marcilio de Souza Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734833530

Palavras-chave:

Arte, Abordagem Triangular, Corpo, Dança, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Este artigo apresenta a escrita e as reflexões a cerca do trabalho docente vivenciado com o componente curricular Arte, especificamente com a linguagem artística da Dança, com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do período noturno, da Escola Municipal Professor José de Patrocínio, localizada na zona norte de Natal, Rio Grande do Norte. O texto objetiva refletir a prática pedagógica em Arte/Dança de uma professora dessa modalidade de ensino da educação básica assim como apresentar possibilidades de abordar os conteúdos da Dança na EJA, a partir da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa (2008). A metodologia utilizada é de natureza qualitativa descritiva tendo como método a ação participante, estudada a partir de THIOLLENT (184) e SILVA (1986). Este estudo concluiu que os conteúdos de Arte/Dança podem contribuir na construção do corpo social dos estudantes da EJA, extrapolando práticas estreitas que enfatizam apenas as Artes Visuais, verificando que é possível inserir a Dança junto a este público educativo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Celina de Morais Otelo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN

Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), Especialização em Ensino de Arte pela UFRN (2009) e é Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN (2016). Atualmente é Professora Temporária do curso de Licenciatura em Dança ( graduação) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte ( UFRN) e é professora da Prefeitura Municipal de Natal atuando como Coordenadora do Programa Mais Educação na Escola Municipal Noilde Ramalho. Possui experiência docente em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio/Profissionalizante, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Superior. Cursa a graduação de Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integra o Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de criação (Cirandar DEART/UFRN).

Marcilio de Souza Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN

esquisador e Artista da dança, Pós Doutor pelo Instituto de Artes da Unesp, Professor Adjunto do Departamento de Artes. É Vice-Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGArC) da UFRN. Atua nos Programas de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFRN e PROFARTES/UFRN. Possui graduação em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas (2002) e graduação em Educação Física (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Pedagogia do Movimento (2003) Mestre (2005) e Doutor em Educação pela UFRN (2010). Integra o Banco de avaliadores de Instituições de nível Superior - SINAES/ INEP atuando nos Cursos de Artes Cênicas e Educação Física. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento (Grupo Estesia DEF/UFRN) e do Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de criação (Cirandar DEART/UFRN). Membro efetivo da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas e da ANDA - Associação Nacional de Dança. Foi coordenador do Curso de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura do UNI-RN -2010 a 2012) e do Curso de Licenciatura em Dança da UFRN (2013 a 2015).

Referências

ARROYO, Miguel Gonzáles. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia; GOMES, Nilma Lino (Org.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 19-50.

BARBOSA, Ana Mae (Org.). Ensino da arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008.

BRASIL. Lei 5.692, de 11 de agosto de 1971. Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, DF: 1971.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA/CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes Nacionais para a operacionalização do ensino de Música na Educação Básica. Brasília, 1973.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Secretaria de Ensino de 1º e 2º Graus. Educação artística: leis e pareceres. Brasília, 1982. Inclui Resolução CFE no 23/73.

BRASIL. Parecer nº 540/1977, do CFE sobre o tratamento a ser dado aos componentes curriculares previsto no Artigo nº 7º da Lei 5692/71 in documenta nº 195, Rio de Janeiro, fev. 1977.

BRASIL. MEC. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: 20 de dezembro de 1996.

FERRAZ, Maria Heloísa Corrêa de Toledo; FUSARI, Maria Filisminda de Rezende e. Arte na Educação escolar. 4ed. São Paulo: Cortez, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Tolerância. 3ª Ed. São Paulo: Editora Paz na Terra, 2014.

MACHADO, Regina. Sobre mapas e bússolas: apontamentos a respeito da Abordagem Triangular. In: BARBOSA, Ana Mae Barbosa; CUNHA, Fernanda (Org.). Abordagem Triangular no ensino das Artes e Culturas Visuais. São Paulo: Cortez Editora, 2010. p 64-79.

MALTA. Arlene Andrade. A Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos: a emergência de diferentes saberes na ressignificação de práticas escolares. V Colóquio Internacional Paulo Freire – Recife, 19 a 22 setembro 2005.

MARQUES, Isabel. Ensino de Dança hoje: textos e contextos. 6.ed – São Paulo: Cortez, 2011.

MARQUES, Isabel. Linguagem da Dança: arte e ensino. 1ª ed. São Paulo: Digitexto, 2010.

PORPINO, Karenine. Dança é educação: interfaces entre corporeidade e estética. Natal, RN: EDUFRN, 2006.

SILVA, Maria Ozamira da Silva e. Refletindo a pesquisa participante. São Paulo, Cortez, 1986.

THIOLLENT, M. J-M. Aspectos qualitativos da metodologia de pesquisa com objetivos de descrição, avaliação e reconstrução. Cadernos de Pesquisa, nº 49, maio, 1984, p. 45-50.

VIEIRA, Marcilio de Souza. História das Ideias da Dança na Educação Brasileira. Relatório de pesquisa de Estágio Pós-Doutoral, UFPB. João Pessoa, 2018, 143 p.

Downloads

Publicado

2018-12-08

Como Citar

Otelo, R. C. de M., & Vieira, M. de S. (2018). A Abordagem Triangular como possibilidade educativa para o trabalho com Dança na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Revista Digital Do LAV, 11(3), 122–137. https://doi.org/10.5902/1983734833530