Olindas Inventadas: analisando um filme realizado por crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734885885

Palavras-chave:

Olinda, Paisagem, Cinema-Educação, Devir-criança

Resumo

Este artigo investiga a invenção de paisagens em Olinda por meio do filme "Praça do Terror", produzido por crianças de 8 anos em uma escola pública na periferia da cidade, as quais desenvolvem narrativas que exploram a cidade de Olinda sem recorrer a estereótipos. O filme aborda questões como restrições à mobilidade urbana e busca por autonomia. O referencial teórico adotado fundamenta-se na noção de devir-criança de Deleuze e Guattari, assim como nas contribuições de Walter Kohan. Explora-se também a perspectiva cinematográfica de Deleuze, juntamente com as contribuições de Migliorin e Pipano no campo do cinema-educação. A metodologia adotada foi nomeada experiência “cartográfica-artística-educativa". Ao final, sugere-se que Olinda, tradicionalmente conhecida em escala global pelo olhar do colonizador, emerge aqui como um território de invenção a partir das imagens, desdobrando-se em histórias de emancipação ancoradas nas experiências das crianças. Assim, a cidade é apresentada não apenas como um patrimônio histórico, mas como um espaço permeado por afetos diversos.

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Biografia do Autor

Ana Julia Lacerda Meira Menezes, Fundação Joaquim Nabuco

Mestra em Educação, Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/Fundação Joaquim Nabuco. Professora de Geografia da rede pública municipal do Recife e estadual de Pernambuco.

Patrícia Maria Uchôa Simões, Fundação Joaquim Nabuco

Patrícia Maria Uchôa Simões é doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Analista em C&T Senior da Fundação Joaquim Nabuco e docente do Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades da UFRPE/FUNDAJ. Vem desenvolvendo pesquisas sobre as temáticas Infâncias e Educação Infantil. Coordena dois projetos de pesquisa que tem como foco os efeitos da pandemia, as infânias e sua educação. Também coordena o Grupo de Pesquisa Infância e Educação na Contemporaneidade: reflexões interdisciplinares - GPIEDUC. Tem publicações em livros, capítulos de livros e artigos em periódicos especializados. Vem participando dos eventos científicos nacionais e internacionais nas áreas da Educação e Psicologia com a apresentação de trabalhos e a publicação em Anais. Também participou da organização de eventos nacionais e regionais, sendo também parecerista e avaliadora de trabalhos. Desde 2018, organiza as Jornadas de Estudos das Infâncias do GPIEDUC. Participou como parecerista ad-hoc da Revista Psico-USF, Revista Em Aberto e da Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia, entre outras. Foi membro do Conselho Editorial da Editora Massangana durante os anos de 2015 e 2016 e fez parte do corpo editorial da Revista Cadernos de Estudos Sociais nos anos de 2017 a 2022. Orientou 11 trabalhos de dissertação já defendidos e mais de 30 projetos de iniciação científica já concluídos. Foi coordenadora do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da FUNDAJ no período de 2004 a 2009. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Psicologia e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação. Teve experiências em comissões de avaliação e planejamento em projetos e pesquisas. Participa do Fórum em Defesa da Educação Infantil de Pernambuco.

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Publicado

2024-07-15

Como Citar

Menezes, A. J. L. M., & Simões, P. M. U. (2024). Olindas Inventadas: analisando um filme realizado por crianças. Revista Digital Do LAV, 17(1), e7/1–17. https://doi.org/10.5902/1983734885885