Olindas Inventadas: analisando um filme realizado por crianças
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734885885Schlagworte:
Olinda, Paisagem, Cinema-Educação, Devir-criançaAbstract
Este artigo investiga a invenção de paisagens em Olinda por meio do filme "Praça do Terror", produzido por crianças de 8 anos em uma escola pública na periferia da cidade, as quais desenvolvem narrativas que exploram a cidade de Olinda sem recorrer a estereótipos. O filme aborda questões como restrições à mobilidade urbana e busca por autonomia. O referencial teórico adotado fundamenta-se na noção de devir-criança de Deleuze e Guattari, assim como nas contribuições de Walter Kohan. Explora-se também a perspectiva cinematográfica de Deleuze, juntamente com as contribuições de Migliorin e Pipano no campo do cinema-educação. A metodologia adotada foi nomeada experiência “cartográfica-artística-educativa". Ao final, sugere-se que Olinda, tradicionalmente conhecida em escala global pelo olhar do colonizador, emerge aqui como um território de invenção a partir das imagens, desdobrando-se em histórias de emancipação ancoradas nas experiências das crianças. Assim, a cidade é apresentada não apenas como um patrimônio histórico, mas como um espaço permeado por afetos diversos.
Downloads
Literaturhinweise
BARRETO, Juliana. De Montmartre nordestina a mercado persa de luxo: o Sítio Histórico de Olinda e a participação dos moradores na salvaguarda do patrimônio cultural. 2008. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano. Universidade Federal de Pernambuco.
BESSE, Jean-Marc. Ver a Terra: Seis ensaios sobre a paisagem e a geografia. São Paulo: Perspectiva, 2014.
CORAZZA, Sandra Mara. Para artistar a educação: sem ensaio não há inspiração. In: CORAZZA, Sandra Mara. O que se transcreve em educação, p. 17-40, 2013.
COSTA, Maria Helena Braga e Vaz da. Cidades e Lugares Culturais, Espaços e Geografias Fílmicas: Compondo Imageticamente o Lugar. Espaço e Cultura (UERJ), v. 36, p. 139-153, 2014.
DELEUZE, Gilles. Cinema 1: A imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.
DELEUZE, Gilles. Cinema 2 - A imagem-tempo. São Paulo: Editora 34, 2018.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs - Capitalismo e Esquizofrenia - Vol. 3 - Trad. Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.
ERKAN, Tolga. As paisagens imaginárias de Frans Post. Mneme - Revista de Humanidades, v. 13, n. 31, 17 out. 2012.
KASTRUP, Virgínia. O devir-criança e a cognição contemporânea. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 13, p. 373-382, 2000.
KOHAN, Walter Omar. Infância: entre educação e filosofia. Autêntica Editora, 2011.
KOHAN, Walter Omar; FERNANDES, Rosana Aparecida. Tempos da infância: entre um poeta, um filósofo, um educador. Educação e Pesquisa, v. 46, 2020.
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 6 ed. rev. amp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
LARROSA, Jorge. Como entrar no quarto da Vanda: notas sobre a investigação como experiência (tendo como referência três filmes e alguns textos de Pedro Costa) e considerações sobre a investigação como verificação da igualdade (tendo como referência alguns textos de Jacques Rancière). In: KOHAN, Walter; MARTINS, Fabiana; VARGAS, Maria Jacintha (orgs). Encontrar escola: o ato educativo e a experiência da pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2013.
NASCIMENTO, Eliane Maria Vasconcelos do. Olinda: uma leitura histórica e psicanalítica da memória sobre a cidade. Tese de Doutorado. UFBA. Salvador, 2008.
LEAL, Bernardina. Janela. In: KOHAN, Walter Omar; XAVIER, Ingrid (Orgs). Abecedário de criação filosófica. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
MIGLIORIN, Cézar. PIPANO, Isaac. Cinema de brincar. Cezar Migliorin, Isaac Pipano. Belo Horizonte, MG: Relicário, 2018.
OLIVEIRA Junior, Wenceslao Machado de. Lugares geográficos e(m) locais narrativos: um modo de se aproximar das geografias do cinema. In: MARANDOLA Junior, Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia (Orgs.). Qual o espaço do lugar?: geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012.
SCHMIDT-LOSKE, Katharina; WETTENGL, Kurt. Framing the Frame: Frans Post’s View of Olinda, Brazil (1662). The Rijksmuseum Bulletin, v. 68, n. 2, p. 101-125, 2020.