Entrevistando professores da disciplina Arte que lecionam o conteúdo música: encontro entre identidades profissionais

Autores

  • Alysson Custódio Amaral SMEC - Secretaria Municipal de Educação e Cultura
  • Ana Lucia de Marque e Louro-Hettwer UFSM - Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373487218

Palavras-chave:

Narrativas, Identidade profissional, Professores de Escola Básica, Disciplina Arte, Lei 11.769/08, Educação Musical

Resumo

O presente artigo poblematiza os resultados de uma pesquisa de mestrado na qual foram entrevistadas professoras de artes que lecionam o conteúdo música no contexto educacional do sudoeste do Paraná. O estudo centra-se na área da Educação Musical versando a lei 11.769/08 que reza a inserção da Música na educação básica como conteúdo obrigatório. A coleta de dados da pesquisa foi realizada no ano de 2009. Os objetivos propostos para o desenvolvimento desta pesquisa dizem respeito a transitar pelas narrativas das docentes, relativas à identidade das mesmas enquanto professoras da disciplina Arte. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados a partir de entrevistas de História Oral Temática. As participantes da pesquisa foram sete professoras de escolas estaduais do núcleo regional de Pato Branco no estado do Paraná. Na análise de dados, problematiza-se a formação e atuação dos professores, as visões sobre as diversas linguagens artísticas e a possível abordagem dos conteúdos de Música pelo professor/a com formação em Artes Visuais. Ambiciona-se que as professoras entrevistadas e os leitores deste artigo, por empatia, possam olhar para a atuação profissional com uma nova perspectiva que auxilie a “ser um professor/a” mais crítico e consciente das possibilidades que a Arte traz. Desta forma, almeja-se contribuir para o estudo de narrativas de professores/as, dos problemas específicos da disciplina Arte na escola básica e dos encaminhamentos da implementação da lei 11.769/08.

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Biografia do Autor

Alysson Custódio Amaral, SMEC - Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Mestrado em Educação com linha de pesquisa em Arte pela UFSM. Atualmente professor concursado em Educação Musical no município de Horizontina e Professor/Tutor da UFSCAR. Exerci o cargo de professor na área de Arte do Estado do Paraná durante dois anos. Professor da Faculdade Mater Dei nas disciplinas de Pesquisa e Ética. Lecionei na oficina Educação Musical e Repertório - Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na disciplina Educação Musical - curso de Pedagogia da UFSM. Ainda, coordenei o curso de Artes Visuais da Faculdade Unilagos durante um ano. Lecionei na pós-graduação em Educação Infantil e Séries Iniciais da Faculdade Unilagos, bem como na Pós- Graduação CELER em Artes com ênfase em Música. Fui professor regente do conjunto vocal e instrumental Cantares da empresa John Deer- Horizontina - RS. Tenho experiência na área de Arte, com ênfase em Educação Musical, sendo formado pela Universidade Federal de Santa Maria - RS em Música Licenciatura Plena. Parte de meus estudos foram realizados na Universidad Nacional del Litoral - Santa Fé Ar. Atuo principalmente nos seguintes temas: formação de professores, desenvolvimento infantil e adolescente, processo identitário, educação musical, regência coral contando com a participação em vários eventos educacionais sendo que em alguns deles como membro da equipe organizadora

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Publicado

2013-03-26

Como Citar

Amaral, A. C., & Louro-Hettwer, A. L. de M. e. (2013). Entrevistando professores da disciplina Arte que lecionam o conteúdo música: encontro entre identidades profissionais. Revista Digital Do LAV, (10), 127–140. https://doi.org/10.5902/198373487218