Perfil de estudantes com deficiência intelectual na educação de jovens e adultos especial: o cenário de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X68369

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Deficiência Intelectual

Resumo

O objetivo deste artigo1 é analisar o perfil dos estudantes com deficiência intelectual (DI) matriculados na Educação de Jovens e Adultos Especial (classes e instituições segregadas) no estado de Minas Gerais, entre 2008 e 2019. Para tanto, foram analisados os microdados do Censo Escolar da Educação Básica, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Constata-se que na modalidade da EJA Especial há uma prevalência de matrículas de estudantes com DI, sendo a maioria do sexo masculino (55% em média) e da cor/raça branca (27% em média). Além disso, a maior parte destas matrículas concentra-se na etapa de ensino de 1ª a 4ª séries (65% em média) e na faixa etária de 15 a 20 anos de idade (27% em média), o que revela o fenômeno da “juvenilização” da EJA, e confirma que os alunos não tiveram processos efetivos de escolarização na idade regular. O estudo demonstra, ainda, a manutenção das desigualdades que caracterizam o acesso à Educação no Brasil.

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Biografia do Autor

Fabiane Maria Silva, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Assistente social na Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Professora doutora da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

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Publicado

2022-07-25

Como Citar

Silva, F. M., & Gonçalves, T. G. G. L. (2022). Perfil de estudantes com deficiência intelectual na educação de jovens e adultos especial: o cenário de Minas Gerais. Revista Educação Especial, 35, e27/1–27. https://doi.org/10.5902/1984686X68369

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