O ensino de Relações Públicas em frente à cultura digital no Brasil, Argentina e Uruguai

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644431227

Palavras-chave:

Ensino superior, Relações Públicas, Cultura Digital.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo comparar as Diretrizes Curriculares Nacionais de Relações Públicas de Brasil, Argentina e Uruguai, refletindo sobre a formação no ensino superior. A metodologia conta com pesquisa bibliográfica e amparo documental. O ensino superior representa a preparação do profissional para o mundo do trabalho e neste artigo, compara-se a realidade brasileira com a dos países vizinhos no que tange o ensino de Relações Públicas no âmbito digital. Os resultados mostraram que, apenas no Brasil, há diretrizes curriculares especificadas em âmbito nacional, criadas em 2013. A respeito da carga horária, há diferença significativa entre os países estudados. E em relação ao presente cenário, que insere a profissão de Relações Públicas na cultura digital, percebemos que tal mudança é discutida de forma incipiente pela documentação oficial brasileira. Ademais, outro ponto observado é que, na Argentina e no Uruguai, os cursos de Relações Públicas têm autonomia para criar seus conteúdos.

Biografia do Autor

Valmor Rhoden, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM ( pós-doutorando) e Universidade Federal do Pampa, São Borja, Rio Grande do Sul ( professor Adjunto).

Pós-Doutorando em Educação - UFSM ( 2017 - 2018-1);

Doutor em Comunicação - PUCRS ( 2013);

Professor adjunto do curso de Relações Públicas da Unipampa - Campus São Borja - RS.

Valeska Maria Fortes de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE – UFSM) – Santa Maria/RS – Brasil. Coordenadora do grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Imaginário – GEPEIS. 

Endereço para correspondência: Avenida Roraima, nº 1000, prédio 16, sala Professora Helena Ferrari Teixeira (sala 3341-A). Bairro Camobi, Santa Maria-RS/Brasil. Cep: 97.105-900.
E-mail: vfortesdeoliveira@gmail.com

Telefone: 55 999725069

Link de acesso ao lattes: http://lattes.cnpq.br/3628223248832085  

Link Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8295-1007

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Publicado

2019-12-17

Como Citar

Rhoden, V., & Oliveira, V. M. F. de. (2019). O ensino de Relações Públicas em frente à cultura digital no Brasil, Argentina e Uruguai. Educação, 44, e105/ 1–25. https://doi.org/10.5902/1984644431227

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