<b>Imagens na pesquisa com professores: o oral e a fotografia </b>

Autores

  • Valeska Maria Fortes de Oliveira
  • Vânia Fortes de Oliveira
  • Laura Elise de Oliveira Fabrício

Palavras-chave:

Imagens, História Oral, Fotografia, Memórias, Professores.

Resumo

A proposta deste texto é pensar o oral e a fotografia como "ferramentas", mas também como dispositivos que dão "voz" e "imagens" as leituras de realidades e, mais especificamente à investigação no território das ciências sociais, onde já temos uma história em torno das abordagens quantitativas e qualitativas. Nosso lugar de fala é o das ciências sociais onde, nosso envolvimento mais específico no campo da pesquisa é o da educação. Nossa abordagem de investigação / formação com professores privilegia o trabalho da memória, capaz de reconstruir imagens (representações) e processos de subjetivação, ressignificando as trajetórias de vida pessoal e profissional, através da história oral e das possibilidades que se abrem a partir da utilização da fotografia e as possibilidades digitais na pesquisa / formação com professores.

Palavras-chave: Imagens, História Oral, Fotografia, Memórias, Professores.

Downloads

Como Citar

Oliveira, V. M. F. de, Oliveira, V. F. de, & Fabrício, L. E. de O. (2011). <b>Imagens na pesquisa com professores: o oral e a fotografia </b>. Educação, 29(1), 64–80. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3871

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua