<b>Imagens na pesquisa com professores: o oral e a fotografia </b>
Palavras-chave:
Imagens, História Oral, Fotografia, Memórias, Professores.Resumo
A proposta deste texto é pensar o oral e a fotografia como "ferramentas", mas também como dispositivos que dão "voz" e "imagens" as leituras de realidades e, mais especificamente à investigação no território das ciências sociais, onde já temos uma história em torno das abordagens quantitativas e qualitativas. Nosso lugar de fala é o das ciências sociais onde, nosso envolvimento mais específico no campo da pesquisa é o da educação. Nossa abordagem de investigação / formação com professores privilegia o trabalho da memória, capaz de reconstruir imagens (representações) e processos de subjetivação, ressignificando as trajetórias de vida pessoal e profissional, através da história oral e das possibilidades que se abrem a partir da utilização da fotografia e as possibilidades digitais na pesquisa / formação com professores.
Palavras-chave: Imagens, História Oral, Fotografia, Memórias, Professores.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________